Tuesday, February 28, 2017

O mundo-cão em que se transformou o futebol moderno


No outro dia, ouvi alguém dizer, confrontado com as inúmeras mudanças de treinador na nossa primeira liga, que em Inglaterra seria impensável mudar-se de treinador tão facilmente. Pois é mesmo de Inglaterra que chega a mudança de treinador mais inacreditável e mais chocante a que quem gosta de futebol assistiu nos últimos tempos. Ainda custa a acreditar.

Depois de ter levado de forma surreal o modesto Leicester a ser campeão inglês, competindo com equipas com orçamentos astronómicos e com os melhores jogadores do Mundo, depois de ter sido considerado o melhor treinador do ano para a FIFA, Claudio Ranieri é despedido só porque a equipa está mal classificada na tabela e os resultados não têm sido os melhores. Já dizia Jorge Jesus quando ainda era treinador do Benfica: “habituaram-se a ópera e agora não querem bombo”. Foi isso mesmo que aconteceu àqueles senhores com memória curta e que não tiveram consciência de que o que aconteceu na época passada foi quase um milagre. Algo que acontece uma vez na vida. Há equipas melhores em competição, equipas com muitos milhões para gastar em jogadores. As duas equipas de Manchester estão num patamar altíssimo. O Chelsea também. Que queria o presidente do Leicester agora?

Depois de assistir a tudo isto, comecei a refletir sobre o estado a que o Desporto, nomeadamente o futebol, chegou. Estamos numa era em que a pressão é muita, o dinheiro e os resultados ditam leis, tornando o futebol uma amálgama de números, símbolos e estatísticas. Esqueceu-se quase completamente que o futebol é feito de pessoas para pessoas e que é apenas um jogo, um desporto.

Sinceramente, entristece ver sair assim um treinador de um clube que levou a conquistar algo que provavelmente não conseguirá repetir. Depressa se esqueceu isso. Tendo saboreado a glória, os dirigentes do Leicester quiseram repetir mas esquecem que será difícil. Foi injetado mais dinheiro e jogadores cada vez mais caros nas outras equipas. Foi um milagre o que foi conseguido na época passada. Claudio Ranieri deveria ficar. Com aqueles jogadores conseguiu muito e tal foi reconhecido por todos nós que gostamos de futebol e que hoje estamos chocados com o seu afastamento.

Depois de ter assistido a isto, há que refletir um pouco sobre o caminho tortuoso que estamos a seguir. Os valores estão a perder-se de facto no futebol. Está a transformar-se num monstro triturador e ingrato que só vê números à frente e deles se alimenta.

No comments: