Tuesday, February 07, 2017

“I Just Called To Say I Love You”- Stevie Wonder (Música Com Memórias)


Com o decorrer dos anos, vou-me apercebendo que afinal gosto bastante de algumas músicas. Dou por mim a apreciar uma música que sempre ouvi como se a estivesse a ouvir pela primeira vez. Aí acontece magia.


Cresci a ouvir esta música, pode-se dizer assim. Ao contrário do que aconteceu com outras que também ouvia nessa altura, nunca deixei de gostar desta música mas hoje, prestando atenção à letra, gosto muito mais. Perceber o sentido faz toda a diferença. Quando eu era pequena simplesmente ouvia a música...e gostava. Há aí outro caso gritante de outra música que, um dia, prestando atenção à letra, a passei a adorar. Terei oportunidade de falar dessa música noutro post, até porque acho que nunca falei dela.

Voltando a este tema do Stevie Wonder, recordo de ter estado largas semanas em primeiro lugar. Por acaso até gostava deste tema em primeiro lugar, ao contrário do “Lover Why” dos Century- por acaso uma daquelas músicas que eu detestava na altura e que agora adoro ouvir.

Tínhamos uma enorme televisão ainda a preto e branco nessa altura. Eu não perdia um programa do Top Disco ou Super 30, como mais tarde se veio a chamar. A nossa televisão estava sempre avariada, lembro-me bem. Numa ocasião, não dava imagem. Estava a passar esta música em homenagem a mais uma semana na liderança do top. No ecrã aparecia uma enorme mancha cinzenta com alguns riscos de um tom arroxeado, como os relâmpagos.

Na altura passavam mesmo aquela parte da música que normalmente é cortada. Aquela parte que parece ter sido feita recorrendo a filtros ou algo assim. Havia paciência para ouvir as músicas tal como eram. Agora não. Têm de as cortar. Não concordo. Acho que, se o artista ou banda criou a música com aquela duração, algum significado deve ter. Não está ali só para enfeitar.

Hoje as musicas são muito lineares. Tenho andado à procura da versão mais extensa desta música. Não estou a encontrar. Paciência!

No comments: