Tuesday, February 28, 2017

Se queres pasteis de Tentúgal, tens de atravessar o riacho de lama










Sentada no degrau do meu prédio de estimação- aquele de que ultimamente tanto tenho falado aqui- esperava o autocarro que nos iria levar até ao início da nossa jornada deste Domingo Gordo de Carnaval. O dia estava bonito. O Céu estava azul e o Sol brilhava intensamente. Também não estava frio.

A caminhada era de fácil grau de dificuldade. Regra geral, os trilhos estavam em boas condições, havendo uma parte em que estavam mais enlameados e com alguns obstáculos, nomeadamente paus. De ajuda só precisei para atravessar o charco de lama que encontrámos aí a cerca de três quilómetros dos doze que teve a caminhada.

Aquele trilho era mais técnico. Tínhamos de estar com atenção, pois o carreiro desapareceu. A certa altura, o grupo abrandou. Chegou a informação que tínhamos de atravessar um valado de água. Não havia qualquer ponte para o atravessarmos. Apenas um débil pauzinho ali estava. A alternativa era colocar os pés em cima de uma pedra que também poderia oscilar.

Por azar, eu segui à frente da única pessoa que caiu à água...perdão...à lama, que água apenas existia à superfície. Depois havia um profundo lago de lama.

O senhor que seguia à minha frente tentou equilibrar-se enquanto colocava o pé no pau para atravessar. O pau terá ido ao fundo e ele caiu desamparado ao charco. Tentou levantar-se, agarrando-se à “margem” mas, voltando a colocar o pé no pau, voltou a cair, desta vez para o lado contrário. Assistindo a este episódio, tive algum receio de atravessar aquilo mas disseram-me que, colocando o pé em cima da pedra, se atravessava melhor. Ainda coloquei um pé na água mas, esticando a mão, houve um colega que me puxou para a outra margem.

O companheiro que caiu ficou da cor da lama.

Sem mais dificuldades de registo, chegámos a Tentúgal onde parte dos colegas foram comprar pasteis a uma fábrica que ficava em caminho. Eu não fui lá mas comprei na mesma um pastel de Tentúgal para comer. Não poderia faltar.

Como não podia deixar de ser, seguem algumas fotos desta jornada.

No comments: