Tuesday, February 28, 2017

“Lady, Lady, Lady”- Joe Esposito (Música Com Memórias)


Muitos anos depois, disseram quantos mas não prestei atenção e agora não me apetece ver, o Porto volta a medir forças com a Juventus. Bem, sei que foi aí um ano ou dois depois de os dragões se terem sagrado campeões europeus.

A minha mãe diz erradamente que eu comecei a gostar de Futebol quando andava no nono ano, influenciada pelo Paulo Adriano e pelos restantes colegas da minha turma que só tinha quatro raparigas a contar comigo- a título de curiosidade, as outras três chamavam-se todas Paula. Eu já gostava de Futebol. Gosto de Futebol desde que me conheço. Nessa época passei a acompanhar o Futebol mais de perto, não por estar numa turma só de rapazes, mas porque os jogos davam no Canal 2 e a nossa televisão começou a apanhar o Canal 2 aí em 1992.

No Canal 1 só davam aqueles jogos mais importantes da Seleção Nacional e dos clubes nas competições europeias. Eu vi o jogo do Porto contra o Bayern de Munique que deu o título europeu aos portistas. Lembro-me perfeitamente do João Pinto a erguer a Taça. E lembro-me também de ver este jogo com a Juventus. Rui Barros alinhando pela equipa italiana. Correndo muito e levando sarrafadas dos seus antigos colegas de equipa.

E a esta hora estarão a perguntar (e bem) o que tem esta música a ver com o jogo. Aparentemente não teria nada mas, como bem sabem as pessoas que normalmente leem isto, eu associo músicas a pessoas ou acontecimentos, daí a razão de ser desta minha rubrica dentro do meu blog.

Sei que assisti a todo esse jogo com esta música na cabeça. Provavelmente ouvi-a na rádio algumas horas antes. Associei-a...ao Rui Barros. Sei que ele estava a dar que fazer aos jogadores do Porto. Como não assistia a muitos jogos pela televisão, ele estava-me a encher as medidas. e esta música sempre a tocar na minha cabeça.

Perdi a conta às faltas duras que sofreu naquele jogo. Para além de esta música me ecoar constantemente na cabeça, a certa altura, comecei a imaginar Rui Barros a ir para a cama cheio de nódoas negras e de marcas dos jogadores do Porto. Estavam a ser implacáveis! Pobre Rui Barros!

De referir que, muitos anos depois, vi Rui Barros ao vivo e a cores em Coimbra depois de um jogo entre a Académica e o Porto. Fiquei impressionada por ele ser ainda mais baixo do que eu...e eu não sou propriamente alta!

No comments: