Tuesday, February 14, 2017

Lá pelas Áfricas

Por onde começar tanta peripécia? Por acaso até sei por que sonhei eu que fui até à República Centro-Africana. Porque ouvi nas notícias que o nosso Primeiro-Ministro foi até lá visitar os militares portugueses que ali se encontram em missão. Então o meu subconsciente arranjou este sonho completamente disparatado.

Sonhei que tinha ido a pé até Vila Nova. Então alguém me chamou e me fez um convite muito estranho. Ficaria por casa dessa pessoa e, no dia seguinte, partiria para a África profunda. Seria uma viagem e peras!

Essa senhora desconhecida colocou-me a dormir com os seus filhos que se chamavam Inês e Samuel. O meu pai viria no dia seguinte para também embarcar para África. Seria um regresso, portanto.

Eu confesso que estava ansiosa e até um pouco receosa. Ir para África não esta nos meus planos. Nem em sonhos. A viagem estava a ser preparada minuciosamente, apesar do pouco tempo de que dispúnhamos para arranjar tudo .Basicamente era de um dia para o outro.

Mas o que ia eu fazer para aquelas paragens? Iria ajudar na Seleção Nacional...de Espanha. Haveria um Mundial naquele país (imagine-se) mas as oito seleções que ainda restavam em prova eram todas europeias. Para além da Espanha, havia a Itália e a Rússia. As outras equipas não sei quais eram.

Iríamos todos juntos para o aeroporto e dali partiríamos para a nossa incrível aventura. Os russos e os italianos já estavam a postos. De referir que Gianni Morandi alinhava...pela Itália. Eu admirei-me ...de ele ainda jogar, imagine-se. Os russos passaram por nós e agradeceram termos-lhes dado passagem.

Ouvia dizer que o clima era muito severo. De dia estava imenso calor mas de noite fazia um frio de rachar. Havia que levar agasalhos e proteção.

Finalmente dou por mim na entrada de um hotel muito rudimentar. Havia uma rampa num degrau. Sim senhor! Eu admirei-me por ali haver tal preocupação por quem tem mobilidade reduzida. Vou a colocar os pés em cima da rampa...mas ela vai abaixo. Era feita de um entrançado de palha, ou lá o que era aquilo. Como se costuma dizer, era só para inglês ver.

Acordei ainda a pensar nesta noite tão disparatada.

No comments: