Friday, April 17, 2015

O Jogador Número Cinco do Zenit




É incrível! Apresentei-me preparada para tirar apontamentos de um jogo de Futebol a contar para a Liga Europa sem saber que jogo era. Bem, saiu o Sevilha-Zenit que se saldou na vitória da equipa da casa por 2-1. O jogo fica marcado para mim por uma excelente exibição de um jogador que eu desconhecia por completo- o Jogador Numero Cinco do Zenit. Depois de escrever isto, vou procurar informação sobre ele. Fiquei impressionada. Foi ele que marcou o golo da sua equipa.

O Zenit apresentou-se muito desfalcado. Basta não ter jogado o Hulk. Há ainda a curiosidade de estarem em campo quatro jogadores que já envergaram a gloriosa camisola do Benfica- Garay, Javi Garcia e Witsel do lado do Zenit e Reyes da parte do Sevilha.

Reparo por isso que o meio-campo do Zenit era o antigo meio-campo do Benfica há umas épocas atrás. Acreditou-se que saindo Javi Garcia e Witsel seria uma tragédia. Não foi. Jorge Jesus substituiu-os por Matic e Enzo e hoje também nenhum desses dois já joga no Glorioso SLB.

Estamos com poucos minutos de jogo e Javi Garcia já foi com a mão à cara de Vidal e Reyes à de Witsel. o árbitro holandês não mostra cartões.

O Zenit cria imenso perigo aos dezoito minutos.

De onde veio aquele Jogador Número Cinco do Zenit? Que eu me lembre, ele não jogou contra o Benfica na Liga dos Campeões. Havia um jogador assim lourito do Zenit que entrou contra o Benfica na Luz mas não era este, julgo eu. Talvez seja reforço para esta época. É que o campeonato russo quando começam as competições europeias está a acabar ou acabou mesmo. Os jogos europeus são os últimos da época. O defeso deles dá-se nas paragens das competições da UEFA, daí talvez ser reforço da nova época.

Alta jogada do amigo que arranjámos esta noite, do jogador de que estava a falar. Correu por ali fora, rematou, a bola ressaltou, ele voltou a rematar e fez o golo do Zenit. Afinal parece que ele já jogava no Zenit. Mas eu não o conheço. O Zenit está a jogar hoje com uma equipa muito estranha e eu vi isso logo de início precisamente por este jogador estar no onze. Ah, ele é avançado e joga com aquele número?

Kevin Gameiro remata por cima.

O Sevilha tenta reagir à desvantagem.

Chegamos ao intervalo com o Sevilha a perder em casa por 0-1 com o Zenit.

O Sevilha tem pressa. Está a perder e entrou a toda a brida na segunda parte.

Sai mais um remate daquele jogador que a gente sabe, do Jogador Número Cinco do Zenit. Tinha de ser!

Agora foi Witsel a rematar.

Vai entrar o Mogilivets, o Jogador Número Oito do Zenit. Estou a dizer isto porque era este o jogador que eu disse há pouco que tinha entrado no Zenit no jogo contra o Benfica no Estádio da Luz. Confirma-se afinal que eu não conheço o Jogador Número Cinco do Zenit de lado nenhum. É estranho, volto a referir. Das duas uma, ou ele é um alto craque, ou está numa noite profundamente inspirada e tudo lhe está a correr bem. Ele está em todo o lado e quando pega na bola nota-se logo a diferença. E de repente lembrei-me eu de outro russo que tão bem conhecia e que também tinha velocidade.

Claro que o primeiro cartão amarelo do jogo tinha de ser para Javi Garcia. Ele sim, arranjou muitos amigos esta noite, a julgar pelo coro de assobios que se ouve das bancadas dos adeptos do Sevilha cada vez que ele toca na bola. Ele viu cartão por agarrar Reyes que já se esgueirava para o contra-ataque.

O Sevilha chega ao empate por Carlos Bacca que tinha substituído Kevin Gameiro.

Saiu um cartão amarelo para alguém do Sevilha e acho que foi por travar o Jogador Número Cinco do Zenit em falta. Por falar nele, há pouco o estádio quase que veio abaixo porque houve um remate muito à queima de um jogador do Sevilha que lhe bateu no braço. Apesar de o remate ter vindo forte e muito à queima, ele teve reflexos suficientes para conseguir tirar a mão dali. O árbitro esteve bem.

Unicamente por protestos, Garay vê o cartão amarelo e falha o próximo jogo.

E também saiu cartão amarelo para o nosso amigo, o Jogador Número Cinco do Zenit. Ele vai ser substituído, ia marcar o canto mas foi-se dali embora, que muito já trabalhou neste jogo. A sério, foi uma bela exibição deste jogador. Mais um para eu seguir! Com este cartão visto assim de uma forma estranha e algo ridícula, ele também falha o próximo jogo. Mas aí já vai jogar o conhecidíssimo Hulk que sempre impõe mais respeito. Pelo menos toda a gente conhece o Hulk.

Suarez faz o segundo golo do Sevilha quase no final do jogo.

Carlos Bacca também esteve perto de voltar a marcar.

O Arshavin estava no banco?!!! E não entrou?!!! Entraram aqueles jogadores que quase ninguém conhece. Deve mesmo ter batido fundo, arrasta-se penosamente para o final da sua carreira. Eu adorava vê-lo jogar. Bem, há que dar lugar a outros e esta noite teve ali um colega que mostrou que também é capaz de fazer coisas extraordinárias.

O Zenit fica por instantes a jogar com dez e ninguém na SIC deu por nada. Espantoso. O Mogilivets saiu de maca com o joelho extremamente maltratado. Deve ir a caminho do hospital e ninguém reparou.

O jogo termina mesmo. Acho que o Zenit tem boas possibilidades de passar à próxima eliminatória. Joga em casa e marcou este golo fora.

P.S: Ora bem, o Jogador Número Cinco do Zenit chama-se Aleksandr Ryazantsev. Joga no Zenit desde 2014 e jogava anteriormente no Rubin Kazan. Já tem vinte e oito anos mas por acaso até aparenta ser mais jovem.








No comments: