Wednesday, April 15, 2015

“Leitaria Garrett”- Vitorino (Música Com Memórias)





Ainda na sequência do post anterior, e porque esta música também passou na rádio, aproveito a embalagem de grandes músicas portuguesas para falar de mais uma. Aliás, nem vou falar propriamente da música…também vou falar da música mas vou recuar no tempo e contar mais uma história de infância.

Nem preciso de puxar muito pela cabeça. Afinal de contas, o vídeo que eu arranjei aqui até tem o ano da música e tudo…e o álbum a que pertence que por acaso tem o mesmo nome. Era justamente para 1984 ou 1985 que eu apontava. Sei que andava na escola primária e as aulas eram de tarde. Já vão ver por que é que eu digo isso!

Tínhamos uma enorme televisão lá em casa (escusado será dizer que ainda era a preto e branco) que estava constantemente avariada. Vínhamos da escola naquelas tardes de Inverno e era já noite. Era naqueles momentos que uma certa tristeza me assaltava. Sinceramente, isto de não gostar dos dias de Inverno vem de muito cedo. Sem televisão as coisas ainda eram mais complicadas. Restava a rádio, sempre a Antena 1.

O meu pai chegava do trabalho e nós da escola. A lareira era acesa e nós sentávamo-nos na sala a ouvir música. Que remédio! Na altura eu achava pouca piada a estas canções. Hoje adoro-as. Sinais da idade!

Quase todos os dias passava esta música, lembro-me bem. Aliás, era raro passar música internacional. Num alinhamento desses podíamos ouvir Vitorino, Pedro Barroso, Paco Bandeira, Fausto e outros. Até o Roberto Leal passava com uma música que eu não consigo encontrar e que se chama “Um Grande Amor”.

Mais uma tarde se passava e havia rádio e fogueira à nossa espera. Pareceram intermináveis, aqueles tristes e frios finais de tarde sem televisão. Hoje recordo-os com uma pontinha de nostalgia.

No comments: