Monday, April 20, 2015

Caminhada e Xadrez














Foi uma ideia bastante interessante, esta de se fazerem caminhadas no Choupal antes do convívio propriamente dito na ACAPO. Aliás, o convívio começa-se a fazer logo ali, e que melhor sitio para conviver! Caminhamos, respiramos ar puro e fazemos algum exercício físico. Enquanto isto, sempre vamos conversando.

O tempo ameaçava chuva e começou mesmo a chover quando me deslocava para o ponto de encontro com os restantes colegas. Por mim, eu fazia a caminhada debaixo de chuva. Já não era a primeira vez mas o resto dos participantes podia não estar de acordo.

A caminhada fez-se com algum atraso no seu início, pois vinham participantes da Lousã e tivemos de esperar por eles. Entretanto, nuvens negras e bastante ameaçadoras povoavam o horizonte mas o Sol continuava a brilhar.

Tivemos de parar precisamente porque começou a chover com alguma intensidade. Sem guarda-chuva, à semelhança do que fiz no outro dia também no Choupal, voltei a vestir a camisola de manga comprida que trazia e a enfiar o capuz na cabeça.

A chuva parou e prosseguimos sem incidentes a nossa caminhada em amena cavaqueira.

Depois do almoço que foi uma grelhada mista com arroz de feijão, tivemos a visita de dois xadrezistas da Associação Académica de Coimbra que nos foram ensinar algo sobre Xadrez. Foram disponibilizados três tabuleiros mas eles nunca tinham visto tabuleiros em relevo, adaptados para nos. Havia um tabuleiro enorme, com peças enormes e marcado a Braille. Uma falha. Estes objectos deviam ser inclusivos. Está bem que deviam ser marcados a Braille mas também deviam estar marcados normalmente para que uma pessoa deficiente visual possa jogar com outra pessoa normovisual.

Acabou por ser esse tabuleiro a ser utilizado na demonstração para ser mais fácil. Eu sabia o nome de algumas peças, se calhar até sabia o nome de todas, mas não as sabia distinguir. Quando mas deram para a mão para ver como eram, logo as fixei e, quando depois me deram duas peças aleatoriamente para dizer quais eram, eu acertei em todas. As cores é fácil porque ainda as vejo. Os nomes também não foi difícil para mim.

Embora o Xadrez seja uma actividade que não me diga nada em termos de interesse pessoal, até achei interessante. Se fiquei com o bichinho de praticar? Como disse, não faz muito o meu género. Para torrar os miolos já basta o trabalho. Gosto é de actividade física para os tempos livres. Caminhada, por exemplo.

Ficam as fotos de mais uma caminhada no Choupal. A terceira que já faço est

No comments: