Tuesday, April 14, 2015

"Foi Por Ela"

Regresso ao tema das músicas com imensas versões e hoje escolho uma grande música nacional. Eu adoro a letra desta música. O original é de Fausto, e data de 1987. Eu acho que a letra terá sido escrita alguns anos antes. Este poema tem algo da época anterior ao 25 de Abril, à época em que muitos portugueses tiveram de abandonar a Nação e partir para outras paragens, sujeitando-se a usos e costumes diferentes. "Ela" é precisamente a Pátria, a Nação, Portugal.

Começo justamente com o original de Fausto:



Em 2010, Carlos do Carmo, juntamente com o falecido Bernardo Sassetti ao piano, fez também uma magnífica versão deste poema de Fausto. Está simplesmente fantástico!



Depois há ainda algumas versões que fui encontrando, sem encontrar mesmo a que eu queria, por incrível que pareça:

Ritmo e voz quente de Dany Silva:


Luís Represas também:


Outros:


Curiosamente, o que eu não estou a encontrar é uma versão desta música cantada por Mafalda Veiga e João Pedro Pais. Uma versão que eu acho extremamente bem conseguida e terá mesmo sido a responsável por começar a gostar desta música.







No comments: