Sunday, September 29, 2013

“Almas Perdidas” (impressões pessoais)


Estou de volta à leitura dos romances policiais. Calhou em sorte agora o livro “Almas Perdidas” de Michael Collins.

Com um enredo algo complexo e imprevisível, o ponto de partida para esta história é a morte de uma criança na Noite das Bruxas, alegadamente por atropelamento. Um polícia é aconselhado pelo mayor de uma pequena cidade e o seu chefe a encobrir o principal suspeito, uma vez que se tratava de um craque lá da terra no Futebol Americano e ia haver um jogo importante para a cidade.

Depois tudo se precipita e o polícia (divorciado e sem permissão para estar com o seu filho) começa a tentar investigar o que realmente se passou mas o mayor e seus cúmplices aproveitam tudo o que ele faz para virar contra ele. Falido e sem família, o protagonista vê a sua vida transformada num inferno sem saída.

O final da obra é surpreendente e completamente imprevisível. Nada do que pensávamos que era óbvio ocorreu naquele primeiro crime. Quanto aos outros crimes, talvez tenham sido cometidos pelo jogador de Futebol Americano que se suicidara bem cedo no decorrer da obra.

Dou nota bastante positiva a esta obra pela imprevisibilidade da mesma e pela emoção até final.

Agora passo para um tema que me é bastante familiar: a guerra nos Balcãs. São muitos os testemunhos em forma de diário daqueles tempos. Já havia lido há alguns anos o de Zlata Filipovic e agora vou ler um livro semelhante da autoria de Jasmina Tesanovic que também nos transmite a sua forma como viveu a guerra.


No comments: