Saturday, September 14, 2013

“A Busca” (impressões pessoais)


Regresso agora à normalidade em termos de literatura. A normalidade é a leitura de um bom livro de suspense. A escolha recaiu numa obra da escritora norte-americana Iris Johansen em que o protagonista é um cão.

Sarah tem em Monty- um golden retriever- o seu fiel amigo. Há entre ambos uma enorme cumplicidade e isso é a chave do sucesso nos trabalhos de busca e salvamento que ambos fazem em zonas de catástrofes naturais ou em desmoronamentos causados pela mão criminosa.

Sarah é contratado por Logan (antigo amante da sua amiga Eve) para procurar um funcionário seu numa selva na Colômbia onde tinha um laboratório que foi sabotado pelo seu rival Martin Rudzak. A partir daí, Logan, Sarah e Monty lutam para levar a melhor sobre o vilão que não tem qualquer tipo de problema em usar dos golpes mais rasteiros para levar a melhor sobre os seus antagonistas.

Há a particularidade de esta obra privilegiar mais os diálogos entre as personagens em detrimento das longas descrições. Para além dos diálogos, também se encontram muitas referências a pensamentos e estados de espírito dos protagonistas. Digamos que se privilegia mais o interior humano, as sensações de cada personagem, em detrimento do mundo exterior.

Apesar de ter adorado esta obra e de lhe dar nota positiva, acho que faltou ali qualquer coisa que eu não sei explicar o que é.

Agora fica o convite: vamos conhecer Portugal?

No comments: