Monday, July 22, 2013

“Um Livro É Um Amigo” (impressões pessoais)


Ao comprarem esta obra que se encontra à venda nas instalações da Delegação de Coimbra da ACAPO e também esteve á venda no Festival “(In)Capacidades Sem Limites” estão a ajudar a instituição a enfrentar a crise que a assola.

Esta obra é uma compilação de poemas e contos premiados ao longo das edições do concurso “Um Livro É Um Amigo” que já não se realiza precisamente por falta de verbas. Tal como esta iniciativa, muitas ficam sem se realizar porque os apoios monetários escasseiam.

Eu cheguei a participar no concurso em duas ocasiões. Salvo erro participei em 1999 e em 2007. Em 2007 participei com um texto que inicialmente foi escrito e postado neste mesmo blog. Chama-se “Alentejo 2057”. Escusado será dizer que só enviei o conto, as duas rubricas que outrora faziam parte de cada post que colocava foram retiradas.

Voltando a esta obra, foi emocionante recordar José Adelino Guerra que tão tragicamente nos deixou no final do ano passado. Com uma inteligência e uma bagagem cultural inigualáveis, foi premiado aqui com vários contos. As suas linhas fizeram-me recordar um ser que amava os livros e se dedicou até ao último instante da sua vida para proporcionar aos deficientes visuais o acesso aos livros e à cultura.

Quem tiver a oportunidade de ler esta pequena obra, verá que há imensos deficientes visuais com um talento especial para a escrita, nomeadamente para a poesia.

Mudemos novamente de género literário e de forma radical. Deixo um livro pequeno e passo a ler um livro dos maiores que aqui tenho. A obra é de um escritor do qual nunca antes tinha ouvido falar e muito menos li alguma coisa dele. Será a primeira vez que leio algo da autoria de Dean Koontz. O livro é todo vermelho e tem o sugestivo título de “O Olhar Oblíquo Do Mal”.

No comments: