Monday, July 22, 2013

“A Lenda Do Vento” (impressões pessoais)


Toda a gente que acompanha o meu blog, especialmente os espaços dedicados à literatura sabe que Stephen King é um dos meus autores favoritos e que o melhor livro que li até hoje é de sua autoria e chama-se “A Maldição De Duma Key”.

Por tudo isto, a expectativa em relação a esta obra era elevada mas saiu algo gorada por algo que não sei explicar. Talvez a explicação esteja mesmo na fasquia muito alta em que o livro que acima referi colocou as obras do escritor norte-americano que se especializa no terror.

Nesta obra não há nada de terror nem de medonho. Está muito original, lá isso está, em termos estruturais. Vamos lá a ver se eu consigo explicar isto para quem ainda não leu esta obra perceber: Roland conta uma história passada com ele há alguns anos enquanto se abriga da tormenta-mor com os companheiros. Dento dessa história, ele conta que contou a história que a mãe lhe contou a um miúdo (Billy) e, dentro dessa história acaba por a contar também aos companheiros. Depois de concluída a história sobre a lenda do vento que Roland contou ao Billy e que sua mãe lhe contava para ele adormecer, Roland retoma a sua história passada com ele quando encontrou Billy e matou um mutante.

O livro termina com Roland e os companheiros depois da tempestade a prepararem-se para partir.

De referir que este livro faz parte de uma saga chamada “A Torre Negra” e talvez seja por isso que há algumas pontas soltas. Se eu lesse os outros livros desta saga, talvez estivesse mais instruída, digamos assim, para ler esta mas, como é frisado no seu início, não é obrigatório ler os livros anteriores para compreender este.

Como referi no post anterior, no passado Sábado decorreu o Festival “(In)Capacidades Sem Lmites”. Nesse evento, as instituições vendiam algumas coisas para fazerem face às dificuldades. A ACAPO vendeu, entre outras coisas variadas, um livro com os trabalhos premiados do concurso “Um Livro É Um Amigo”. Comprei um exemplar e fui lendo.

No comments: