Sunday, November 19, 2006

Tudo isto mexe comigo

Eu evito ver todo o tipo de reportagens e ouvir todo o tipo de notícias relacionadas com os Mundiais de Atletismo que vão decorrer na Holanda a partir de agora.

Cada vez mais tenho a impressão que ali realizaria todos os meus sonhos e mais alguns. As lágrimas vieram-me aos olhos ao ver que os atletas tinham ao seu dispor bicicletas tandem para se poderem deslocar. Eu daria tudo para voltar novamente a andar de bicicleta. A minha última prova de Ciclismo foi na Lousã no dia 13 de Junho de 2003.

Para mim andar de bicicleta outra vez seria extraordinário. É algo que adoro fazer, mas que não tenho essa oportunidade. Aqui em Portugal não são dadas condições para que isso se concretize. Ninguém quer andar connosco e nós para aqui estamos. Sonho muitas vezes que volto a fazer Ciclismo. Nesses sonhos estou feliz. Muitas vezes os meus guias nessas provas ou passeios são...ciclistas holandeses. Sei que nunca irei ter essa oportunidade, mas se por acaso tivesse essa sorte, seria um prazer enorme poder correr com as pessoas que eu gosto e muito admiro. Também já sonhei que esses mesmos ciclistas são guias dos meus colegas. Todos esses sonhos são muito bonitos. São o máximo que uma pessoa como eu pode ter para equilibrar a vida. Se me tivessem deixado ir, eu cumpriria esse sonho e arranjaria uma pessoa lá na Holanda para andar comigo que é também o que eu anseio. Não tem de ser um ciclista, basta ser um qualquer holandês que saiba andar bem de bicicleta. Estando lá não seria difícil encontrar alguém.

Outro sonho que eu poderia ter realizado era o de ser voluntária numa competição de Desporto para Deficientes. Se me tivessem ajudado, também poderia ter concretizado esse objectivo. Fiquei extremamente triste ao saber que voluntários vindos de todo o Mundo vieram ajudar. Eu faria também isso com grande prazer e dedicação. Gosto imenso de fazer esse trabalho e foi nessas funções que este ano tive oportunidade de viver os dias mais felizes que tive. Inclusive, tive o privilégio de viver uma experiência bonita que jamais esquecerei (ver texto "Valeu a pena ter ficado").

Eu já nem falo nos amigos que deixei e que adoraria ver novamente. É triste uma pessoa não saber nada das pessoas de quem gosta durante tantos anos. Se ao menos pudesse contactar com elas de qualquer maneira...

Tudo isto é culpa de uma só pessoa. Eu vi esse senhor a ter ainda o descaramento de dar entrevistas na televisão. É uma vergonha um indivíduo tão insensível que não compreende o que é uma pessoa estar a sofrer por não ter saúde dar a cara pelos atletas que tanto trabalham. Se ele estivesse calado era melhor!

Foi por estes acontecimentos que ficou marcado este dia. A revolta e a tristeza continuam a dominar o meu estado de espírito. Nem notícias completamente cómicas como esta me animaram. Parece que no Parlamento boliviano houve pancadaria. Tinha de ser nessas paragens! Depois das impressionantes imagens que chegam dos estádios de Futebol argentinos, brasileiros, uruguaios e por aí fora, também os políticos resolvem engalfinhar-se em plena Assembleia da República, amarrotando os seus fatos e gravatas e desgrenhando os seus cabelos cuidadosamente penteados e carregados de gel.

Políticos à bofetada em pleno Parlamento é algo sempre bonito de ver. A mensagem que eles transmitem para os cidadãos que votaram neles é a de que as coisas (afinal) podem se resolver de forma pouco democrática. Isso é que é um incentivo à ordem nacional!

Já estava a ver algo de semelhante aqui no Parlamento. Ia ser demais! O nosso Primeiro-Ministro a sair debaixo de uma mesa com os botões da camisa todos arrancados, com o cabelo todo no ar e com umas nódoas negras na cara por ter apanhado uma tareia da oposição. Ia ser lindo!

Claro que me tinha de distrair com alguma coisa. Ainda por cima não havia Futebol! A minha mãe mandou-me esperar a padeira, mas ela não veio por estar de férias. Também tem direito. Ou não? O problema é que a minha vizinha esqueceu-se de avisar que ela não vinha e foi uma tarde que eu passei a secar. Pelo que referi atrás, estava com uma disposição para grandes esperas que era de ficar ali toda a tarde.

Acabei ao final da tarde por fazer uma coisa divertida: filmar uns leitões de várias cores. Ficaram mesmo engraçados!

No comments: