Thursday, May 11, 2006

Dois emocionantes minutos

Esperava-me um dia repleto de emoções fortes e foi isso que aconteceu.

A madrugada não tece nada de especial. O Giro começou com um pequeno prólogo em que os ciclistas puderam aquecer para as árduas etapas que aí vêm.

Na Liga de Honra havia duas vagas para descer de divisão e cinco equipas não estavam ainda livres desse destino. A emoção desses jogos foi um aperitivo para o que se iria passar algumas horas mais tarde. Houve um jogo entre o Sp. Covilhã e o Chaves que foi uma verdadeira loucura. Não é todos os dias que um jogo termina empatado a cinco golos. Dez golos numa só partida de futebol é coisa que já não se usa. Podiam ter sido 11 golos se não tivesse sido anulado o sexto golo ao Sp. Covilhã. Esse golo impediria a equipa de descer de divisão. Foi injusto! Eu não vi as imagens desse golo, mas dizem que era legal. Sendo assim, o Covilhã desce por um erro da equipa de arbitragem. No final do jogo, naturalmente, que os dirigentes estavam revoltados com a forma como foram despromovidos. Quem também desceu na Liga de Honra foi o Moreirense que parece estar a fazer a travessia do deserto. Já é o segundo ano consecutivo que a equipa de Moreira de Cónegos é despromovida. Será que temos aqui um novo Tirsense?

Era na Super Liga que as emoções iam atingir o seu ponto alto. Para mim- e apesar de ser benfiquista- não era a luta pelo segundo lugar que interessava. Seria difícil o Benfica desalojar de lá o Sporting. Se o Benfica vencesse, poderia não servir de nada. Como o Paços de Ferreira corria o risco de descer, já se sabia que a tarefa do Glorioso não seria fácil. Naval, Rio Ave e Guimarães eram, à partida, as equipas que desciam antes de começar a jornada. Foi assim que se chegou ao intervalo.

Estava a maior parte dos jogos no intervalo quando a minha não apareceu com o gato Ju debaixo do braço. Ele tina desaparecido e a minha mãe encontrou-o no sobrado com um ferimento no pescoço e bastante debilitado. Não sei se ele vai sobreviver de mais esta lesão. Ele que é o típico gato de sete vidas. Sempre sobreviveu a ferimentos e doenças. Até de um atropelamento se safou. Qualquer que seja o desfecho deste caso, prometo falar mais sobre a história de vida desse gato. Foi algo mais para atiçar os meus nervos que já estavam bem inflamados.

A Académica já perdia, o Paços de Ferreira já ganhava. Um golo da Naval colocava a Briosa na Liga de Honra. Havia que pedir aos deuses que fechassem a sete chaves a baliza do Penafiel ou que permitissem que a Naval sofresse um golo. Mas os deuses deviam de estar sintonizados noutra estação e a Naval marcou mesmo. Fiquei bastante triste e até chorei. Só que, de Coimbra vinha uma esperança de mudar as coisas. Um pénalti a favor da Briosa. Os nervos subiram. Joeano tinha nos pés a oportunidade de salvar a Académica. Rezava-se. Roíam-se unhas enquanto o avançado brasileiro partia para a bola. Foi um alívio quando a bola entrou finalmente na baliza do Marítimo. Aqueles dois minutos que mediaram entre o golo da Naval e o golo da Académica pareceram dois longos séculos.

Para a Liga de Honra caiu o Belenenses que perdeu em Barcelos com o Gil Vicente. Guimarães e Rio Ave acompanharam também os azuis no penoso destino de descer de divisão.

Era Dia da Mãe e havia que dar algo á minha mãe. Ofereci~lhe um postal, uma azeitoneira e uma bilha em barro. Isto para além de um beijo que não podia faltar.

No comments: