Wednesday, May 24, 2006

Azul e rosa

Como habitualmente ao longo destes últimos tempos, o dia começa com a consulta dos resultados da etapa do dia anterior do Giro. Andei a ver as fotos do contra-relógio colectivo.

Achei imensa piada à Geroldsteiner que era a equipa que possuía o camisola rosa Stefan Schumacher. Os ciclistas todos vestidos de azul-bebé e só um vestido de rosa fez-me lembrar os uniformes dos infantários. Embora só ali estivessem homens, aquilo parecia uma menina com as suas estereotipadas vestes rosa entre meninos. Tinha imensa graça.

Mas porque é que a camisola de líder em Itália não é amarela como nos outros locais? E já agora quem é o homem que gosta de vestir uma afeminada camisola rosa? Parece que o facto da camisola ser dessa cor vem do patrocínio da “Gazetta Dello Sport” que sempre patrocinou o evento. As folhas deste jornal desportivo são, elas próprias, cor-de-rosa. Quanto à segunda pergunta penso que qualquer atleta, mesmo que seja orgulhosamente macho, gosta de vestir essa camisola tal como se ela fosse de outra cor mais usual. Não sei se os atletas menos dados a tradição não prefeririam que ela fosse também amarela. É uma dúvida que fica.

Com um pouco de humor devo dizer que se calhar é por não quererem andar vestidos de rosa que os ciclistas da Rabobank andam tão afastados dos primeiros lugares. Por seu lado, os atletas da T-Mobile (que já envergam camisolas rosa) estão todos nos lugares cimeiros da classificação devido ao contra-relógio colectivo que fizeram.

As aulas voltaram a ser interessantes e participativas. Que continuem assim!

Em véspera de mais um dia de competição, o treino passa só por rolar e fazer alguns alongamentos de modo a que o organismo não se ressinta em competição. Há que bater a marca de 45.76 segundos e, se possível, baixar dos 45 segundos.

O descanso também é fundamental. Depois de assistir a mais um imperdível “gato Fedorento” onde fiquei a saber que para conseguir tudo o que quero só preciso de conhecer um tal de Lopes da Silva, fui descansar. É que o fim-de-semana ia ser longo e prometia muito.

Situação do dia:
Toupeira dum raio que nem repara nas coisas! Andavam a fazer trabalhos de jardinagem ou algo de parecido junto à escola. Havia muita terra mexida e o pó andava pelo ar. Na cantina a janela que dava para a rua estava aberta e o pó entrava por ali. A mesa que ficava junto a essa janela estava repleta de pó. Havia uma bilha com água em cima dessa mesa. A Toupeira dum Raio não reparou e foi encher outra. Foi o que valeu porque a água que lá estava devia estar óptima para beber, devia. Só quando me fui a sentar na mesa é que reparei que ela estava cheia de pó e que a janela estava aberta e que o pó estava a entrar para o interior da cantina. Mas também não mudei de sítio!

Bacorada do dia:
“Vão ao sarcófago buscar as hóstias.” (a Igreja também a adaptar-se às leis de mercado. Já importam hóstias do Egipto!)

1 comment:

GK said...

"Mas porque é que a camisola de líder em Itália não é amarela como nos outros locais? (...) Parece que o facto da camisola ser dessa cor vem do patrocínio da “Gazetta Dello Sport” que sempre patrocinou o evento. As folhas deste jornal desportivo são, elas próprias, cor-de-rosa."

Não sabia! Vês? Já aprendi qualquer coisa no teu blog!!!

Bj grande.