Depois de “O Mágico De Auschwitz”, eis que José rodrigues dos Santos nos traz a segunda parte da obra, digamos assim.
Baseados em factos reais, estes dois livros relatam os horrores dos campos de concentração nazis.
Com base em manuscritos encontrados nos locais dos crematórios e em documentos históricos, o escritor português mistura personagens reais com ficção e traz-nos relatos fidedignos dos horrores por que passaram os Judeus nos campos de concentração.
É uma parte da nossa História que deveria envergonhar a Humanidade. É incrível o quão cruel o Ser Humano pode ser com o seu semelhante. Nenhum animal é capaz de tanta crueldade. O facto de o Homem ser provido de raciocínio ainda o torna mais cruel. O Holocausto é talvez o maior exemplo da bestialidade humana. Tanta maldade junta!
Espero bem que não haja outro lunático no Mundo capaz de fazer o que Hitler fez. Custa a acreditar como a loucura de um só homem levou á morte de milhões de pessoas nas condições que são retratadas nestes e noutros livros. Nem ao pior dos animais se faria metade do que fizeram aos Judeus nos campos de concentração.
Como adverte o autor no final do livro, nenhuma história de ficção retrata fielmente o que lá se passou. Muitos dos escritos foram redigidos por quem lá trabalhou. Não foi encontrado nenhum testemunho daquelas pessoas que entraram nas câmaras de gás. Nenhuma de la saiu com vida para contar a história.
Os judeus que encaminhavam os membros da sua comunidade para a morte também foram abatidos para que nenhum testemunho houvesse da existência de tão sinistros locais. Só mais tarde alguns desses homens tiveram coragem de contar as suas histórias. Muitos forammal vistos pelos judeus sobreviventes. Muitos carregaram toda a vida as recordações de verem amigos e familiares morrerem.
Impressionante!
No comments:
Post a Comment