Friday, December 18, 2020

“Não Me Olhes Com Esse Tom De Voz” (impressões pessoais)

 

Estou de volta ao que de melhor se faz cá pelo burgo em termos de literatura.

 

Desta vez a jornalista Judite de Sousa traz-nos uma espécie de entrevista transformada em livro a Maria

Do Céu Santo.

 

Maria Do Céu Santos é especialista em Ginecologia e Envelhecimento. Neste livro, a partir de perguntas feitas por Judite de Sousa, ela vai explicando como viver o amor e a sexualidade de uma forma saudável e harmoniosa.

 

É mais uma conversa do que uma entrevista que foi brilhantemente transformada em livro. Achei curioso o título do livro, daí o ter comprado há uns tempos, ainda longe de vir a perder a visão e pedir a uma amiga que o digitalizasse para que eu, nesta nova condição o pudesse ler.

 

O título que me chamou a atenção foi escolhido porque o olhar e a voz são os dois pilares fundamentais para Maria Do Céu Santo numa relação amorosa. É o olhar e o tom de voz que cativam ou afastam duas pessoas de uma relação.

 

Ao longo deste livro que por acaso até proporciona uma leitura fácil, agradável e curiosa, vamos sabendo o que fazer ou não numa relação de acordo com a nossa idade, vamos percebendo como as relações evoluíram ao longo do tempo e fruto das transformações sociais. Por exemplo, a emancipação feminina foi um dos fatores que talvez tenha alterado mais as relações amorosas. Trabalhando fora de casam a mulher está mais independente do homem financeiramente e a disponibilidade que tem hoje para se dedicar por inteiro ao companheiro e ao lar é muito diferente.

 

Com todas estas mudanças sociais, também as relações tiveram forçosamente de mudar. Há que manter a chama da relação, embora nos dias que correm seja um desafio.

 

No comments: