Monday, October 19, 2015

Ah Camilo!









Aguardava com grande expectativa mais uma caminhada por terras onde ainda não tinha colocado os pés. Esta caminhada era mais do que isso. Iriamos percorrer os passos de Camilo Castelo Branco.

Pena estar a chover. Isso dificultou um pouco os nossos intentos mas não deixou de ser uma caminhada bem interessante. Começámos junto à igreja de São Salvador onde Camilo casou e frequentava a missa, até ser obrigado a sair da terra. Camilo era muito mulherengo e o povo já estava por aqui dele. À porta daquela mesma igreja, à hora da missa, quando a terra toda saía à rua ao Domingo, havia sempre cartazes na porta a dizer mal do Camilo. Então ele teve de ir para outro lado onde ninguém o conhecesse.

Ele percorria aqueles caminhos que nós fizemos a pé. Se calhar passou pelas mesmas pedras onde eu escorreguei, pois estavam bem molhadas, com a chuva a cair-lhes em cima.

Havia imensas castanhas e ouriços espalhados pelo chão. Por ali fomos andando e foi sob chuva intensa que chegámos a casa do Camilo. Lá funcionam exposições sobre a vida do escritor.

O ponto alto da caminhada foi a passagem por uma ponte feita em arame. É uma experiência diferente e única. Aquilo estremece tudo. Dá a sensação de que vamos parar ao Rio Tâmega a qualquer momento. Simplesmente espectacular!

No final, deliciámo-nos com as iguarias que compõem a gastronomia da região.

Seguem algumas fotos. Dá para ver que o tempo estava agreste mas adorei esta caminhada. Todos os colegas são da mesma opinião.

No comments: