Friday, April 05, 2013

“Lembranças Macabras” (impressões pessoais)



Múmia…mas pouco. É assim que começa esta magnífica obra da norte-americana Tess Gerritsen que me soube cativar da primeira à última página.

Para além do forte argumento deste livro, ele também está muito bem estruturado. Basta referir que começa tal e qual como acaba, com a autora a dar voz a uma das suas personagens que narra esses dois capítulos e nos vai informando das suas emoções, motivações e sentimentos.

Refira-se que acertei no criminoso mais uma vez. Estas trocas de identidades normalmente não me enganam. A partir do momento em que não se sabe onde está o sujeito apontado pela Polícia como presumível autor dos crimes, começa-se a pensar em alternativas e é esse o caminho a seguir.

Para além de ser um excelente romance policial e de suspense, esta obra também tem uma componente cultural muito forte- coisa rara num romance policial. São-nos ensinadas muitas coisas ao longo destas páginas, desde as técnicas de mumificação usadas pelos Egípcios, passando por outras tradições culturais, até às turfeiras que conservam os corpos durante muitos e longos anos.

Por tudo isto, atribuo nota mais do que positiva a esta obra. Até ao momento, é a melhor que li este ano e, com esta, já são duas excelentes obras que tenho o prazer de ler, cada uma delas diferente.

Desanuviando um pouco das emoções, viajo até Moçambique para ler a obra “As Duas Sombras Do Rio”.

No comments: