Saturday, April 20, 2013

“Phenomenae” (impressões pessoais)






Acabo de ler um pequeno livro de contos fantásticos de um escritor português pouco conhecido chamado Ricardo Lopes Moura. Se esta música foi incluída neste post, é porque também foi mencionada pelo autor no seu livro a anteceder um dos contos que destacarei mais à frente. (colocava sempre o excerto de alguma coisa a preceder os seus contos)

Esta pequena obra é uma colecção de alguns contos, uns assustadores, outros fantásticos, que têm a particularidade de serem imprevisíveis, se bem que tenha arriscado prever o final de um e tenha acertado.

De todos os contos presentes nesta pequena obra, destaco o conto “No Útero Da Mãe” pela imprevisibilidade do seu final e o conto “Vivo” que é o conto mais longo e misterioso que tem esta obra e foi o tal que eu previ o final e acertei.

Gosto imenso de obras de contos, pois também gosto de os escrever por vezes. Este tipo de contos é bastante cativante e prende o leitor até final.

Para além de gostar de ler obras de contos, também não desgosto de ler biografias. É isso que já me encontro a fazer. Continuo aqui por Portugal e encontro-me a ler a biografia do fadista João Braga, escrita por ele próprio, e a que ele deu o sugestivo nome de “Coração independente” – um dos versos do fado “Estranha Forna De Vida”.


No comments: