Wednesday, December 26, 2012

“Um Pedido De Natal”- Vários Artistas (Música Com Memórias)



Estamos no Natal. Por isso mesmo escolhi para hoje uma canção de Natal para contar uma história que, por acaso, até nem tem nada a ver com a quadra natalícia.

Na Rádio Foz do Caima, há uns anos atrás, no tempo em que ainda não tinham aderido à era digital com a emissão em horário morto das playlist’s geradas automaticamente pelo sistema informático, usavam-se CD’s para preencher as madrugadas.

Os leitores de CD das rádios tinham, para além das duas entradas normais para os CD’s, um compartimento em baixo que dava para colocar cinco ou seis CD’s em simultâneo. Carregava-se na reprodução aleatória e tínhamos música até de manhã. Podiam-se repetir as músicas mas, se tudo fluísse normalmente, haveria uma noitada valente com música. Pior era se tal não acontecesse por um CD estar riscado ou sujo.

Para estas ocasiões, normalmente eram escolhidas colectâneas com música de artistas diferentes para dar a ideia de diversidade. Quem não estivesse por dentro de como funcionam estas coisas da rádio, ia pensar que alguém ali estava a colocar música no ar.

Naquela noite que por acaso até era de Verão, foi escolhido o CD que tinha esta música. Se a memória não me falha, este tema está no “Disco Do Ano” (colectânea da editora Espacial que saía todos os anos por alturas do Natal) de 97 ou de 98. Não sei bem mas não me engano em relação a um destes anos. Vou mais para 98.

Era aí uma da manhã daquela noite quando esta música começou a passar. Começou, digo bem, pois nunca mais acabou. O CD estava sujo ou riscado de tanto ter passado naquela altura e foi saltando sempre. Começou com esta música, andou para a frente, andou para trás, parou, saltou para a faixa seguinte...não deixou tempo de antena para os restantes CD’s que lá ficaram.

No outro dia de manhã devem-no ter tirado a ferver de dentro do leitor de CD’s. Quase que até aposto.

Passado algum tempo acabaram ali com os CD’s, já tinham o computador com as músicas em formato digital para serem reproduzidas durante a madrugada.

No comments: