Wednesday, December 26, 2012

Partidas de Natal

O que passo a narrar, ao contrário do texto anterior, não é ficção. Aconteceu mesmo, por incrível que pareça.

A meio da tarde de 24 de Dezembro de 2012, começou a chover fortemente e o Céu escureceu, tal como demonstra este vídeo que me apressei a filmar com o telemóvel.



Corri para dentro e desliguei o meu velho computador onde estava a escrever alguns textos. Tinha medo que viesse uma trovoada e destruísse tudo, como normalmente acontece. Optei por ir para o meu quarto ler um pouco.

Estava eu muito entusiasmada a ler quando, de repente, fiquei às escuras. Pensei que tivesse sido o quadro lá de casa que tivesse disparado devido à sobrecarga eléctrica. O meu pai logo me atribuiu as culpas a mim por me estar a aquecer com um aquecedor ligado no meu quarto mas, ao verificar que tudo estava ligado, ficou furioso com desconhecidos.

A luz ainda voltou mas logo deixou tudo novamente na imensa escuridão. O meu pai já não estava a achar o mínimo de piada àquilo. Havia a Consoada para terminar de preparar. Filhós crepitavam na frigideira e o bacalhau soltava o seu agradável aroma do forno do fogão de lenha na casa de forno.

Foram-se buscar lanternas daquelas de manivela, velas que teimavam em não se segurar e até lanternas dos telemóveis. Eu saí do meu quarto com uma lanterna de manivela e fui tomar banho mesmo à luz ténue da minha lanterna.

As velas já estavam espalhadas pela casa. E se a luz não voltasse? Comíamos na mesma, ora essa! A generalidade dos convivas estava a achar divertido estar-se à luz de velas e da lareira que entretanto foi acesa na sala. Só o meu pai estava cada vez mais irritado e discutia contra a EDP. O temporal terá feito avariar algo que fez com que parte do concelho de Anadia vivesse um gigantesco apagão.

As velas continuavam acesas. Até era romântico. Seria uma Consoada inesquecível. Podem crer que sim.

A luz ia e vinha. As velas continuavam acesas por toda a casa. Ligava-se de telemóvel para uns lados e outros a perguntar se havia luz.

A luz tinha voltado finalmente e fomos para a mesa. Comíamos o bacalhau calmamente quando, de repente, a luz voltou a falhar por momentos. Toda a gente se ria, menos o meu pai.

O serão foi bem passado a ver filmes na televisão, ao calor da lareira e a petiscar guloseimas. Feijoa esteve presente. Enroscada ao colo da minha mãe, assistia satisfeita à alegria de todos.

No dia seguinte foi a água que faltou. Que casa bem arrumada!

No comments: