Wednesday, December 26, 2012

“O Último Segredo” (impressões pessoais)


Era com grande expectativa que encarava a leitura desta obra da qual tanto tinha ouvido falar nos meios de Comunicação Social devido às questões sensíveis que abordava.

Aproveitando o facto de ter algum tempo livre, mergulhei de cabeça na sua leitura e deliciei-me com a trama e aproveitei para aprender mais sobre a Bíblia, as suas ambiguidades e a história de Jesus Cristo.

A história em si aborda, desde logo, um tema sensível, uma questão que certamente a maioria de nós já colocou: E se Jesus Cristo habitasse este nosso Mundo de hoje? O que faria? Como reagiria? Em que acreditaria?

Isto serve de base à trama que se vai desenrolando no intervalo das explicações sobre a Bíblia que seriam bastante interessantes, se acaso não fossem tão repetitivas. É esse o grande problema das obras de José Rodrigues dos Santos. A mesma informação é reforçada vezes sem conta e provoca no leitor uma certa impaciência porque há um assassino, um malfeitor, que se está a movimentar para atacar um alvo que não sabemos quem é.

Os bons e os maus da fita? É melhor não revelar nada sobre o impressionante desfecho desta obra para estimular a vontade de a ler do princípio ao fim assim de uma penada tal como eu fiz. Não se vão arrepender.

Posso garantir que vale a pena levar com uma dose bem reforçada de Bíblia só pelo desfecho da trama. Ah, aconselho todos a lerem esta obra com a Bíblia ao lado. Eu não fiz isso mas lamentava não ter uma minha e não queria amachucar as folhas da que está lá em casa aberta no altar da minha mãe.


No comments: