Wednesday, December 26, 2012

“Precious- A Força de Uma Mulher” (impressões pessoais)


Confesso que não sou muito apreciadora de obras como esta mas leio-as na mesma. Não é que desgoste totalmente delas, apenas tenho outras preferências literárias.

Precious é uma menina negra do Harlem que foi abusada pelo pai, do qual teve dois filhos, e maltratada pela mãe que fazia dela escrava.

A jovem ingressa num programa especial de reabilitar jovens com problemas após ter sido expulsa da escola convencional após ter sido descoberta a sua segunda gravidez incestuosa. É a partir daí que Precious descobre que tem dignidade e pode ser um Ser Humano na sua plenitude, apesar de sempre ter crescido com a convicção de que não valia nada, que servia apenas para ser escrava de sua mãe ou objecto sexual do seu pai.

Trata-se de uma história de esperança que pode inspirar muita gente que tem problemas similares ou outros.

A nota que atribuo a esta obra é positiva, apesar de não ser uma obra que faça o meu género. É uma grande história que nos inspira a não baixarmos os braços, quaisquer que sejam os obstáculos que nos aparecem no caminho.

Por falar em obras que fazem o meu género, cá vou eu ler uma. “O Último Segredo” de José Rodrigues dos Santos é a obra que estou a devorar positivamente. De referir que esta foi a prenda da minha irmã no Natal do ano passado. Só agora chegou a vez de a ler. Ainda vai muito a tempo. Pelo andamento que leva, este livro não viajará comigo até Coimbra porque o lerei antes.






No comments: