Wednesday, July 04, 2012

Um fim-de-semana memorável





A Fraternidade Nuno Álvares proporcionou-nos um fim-de-semana diferente e inesquecível num acampamento de escuteiros. Foi uma experiência maravilhosa, gratificante e inesquecível.

Parti no Sábado de manhã para mais um evento que aproveitaria para desfrutar ao máximo na companhia dos amigos e para descansar de mais uma semana de trabalho. Não fazia ideia de toda a essência da iniciativa, toda a componente de troca de experiências e aprendizagem que iríamos ter ao logo destes dois dias.

Começámos desde logo com dinâmicas de grupo e com o cântico que acabaria por marcar a nossa estadia ali. Por acaso a música foi bem escolhida, transmitindo uma mensagem importante para que não baixemos os braços, não tenhamos medo de enfrentar o futuro e tenhamos esperança.

Montar as tendas foi uma experiência única. Nunca antes havia acampado e foi com imensa alegria que vi erguida uma tenda azul e amarela onde iria pernoitar. Seria uma experiência completamente nova.

Depois do almoço tivemos alguns ateliers onde nos ensinaram muitas coisas curiosas e bastante uteis sobre os escuteiros. A mais interessante de todas teve a ver com o fabrico de um telefone rudimentar usando apenas dois copos plásticos ligados com um fio que teria de estar bem esticado para podermos comunicar.

Ainda fomos à praia fluvial mas o tempo estava instável para lá tomarmos banho. Foi mesmo uma pena.

Para depois do jantar estava marcado o momento alto do acampamento. Aguardava-o com grande expectativa. Como leio muito, já tive oportunidade de ver relatadas em livro experiências de noites em acampamentos ao redor de uma fogueira. Deveriam ser momentos bem especiais e inesquecíveis. Chegava a hora de viver eu uma experiência dessas. A noite estava amena, a Lua brilhava no Céu, havia dois grupos animados- o nosso que já era um só desde de manhã e um outro grupo de escuteiros muito jovens que se juntou a nós.

Foi simplesmente fantástico, este momento. Jamais irei esquecer isto! Cantámos, rimos, confraternizámos, sonhámos acordados, um turbilhão de emoções agradáveis percorria-me. Estaria a sonhar? Não. Estava ali mesmo. As imagens e os sons captados comprovam-no.

A fogueira baixou. Era quase meia-noite quando fomos para dentro comer qualquer coisa. Os jovens do outro grupo reconheceram o Carlos Lopes que também ali estava e improvisou-se uma sessão de autógrafos, uma sessão fotográfica e uma sessão de perguntas e respostas sobre Desporto Adaptado.

Chegou a hora de viver a experiência de dormir na tenda. Estava algum frio mas não havia problema. Desde logo fui inundada pelo odor agradável das ervas do campo. Que bom!

Ainda não era completamente de dia quando os corvos começaram com a algazarra. Vinham da serra. Eram muitos e ninguém mais dormiu. Um despertador natural.

Fomos à missa e depois fizemos uma caminhada com algumas provas divertidas pelo meio. Estava um belo dia de sol para nos bronzearmos um pouco enquanto caminhávamos por terra batida.

Depois do almoço desmontámos o acampamento e procedemos às despedidas com a promessa de repetirmos a experiência para o próximo ano. Se se vier a confirmar, certamente que lá estarei para repetir os momentos memoráveis que vivi neste fim-de-semana.

No comments: