Tuesday, July 24, 2012

Mantorras

Foi uma emocionante despedida de Mantorras perante mais de trinta mil espectadores que se deslocaram ao estádio da Luz para assistirem a um jogo de solidariedade e ao mesmo tempo ajudarem quem passa por dificuldades.

O resultado pouco importa em alturas como esta mas o Glorioso venceu por 5-1. Fernando Mendes, apesar de não se poder mexer lá muito bem, deu o seu contributo e alinhou com a camisola da Fundação Luís Figo. Rui Costa alinhou pelas duas formações e Ricardo Araújo Pereira e Pedro Ribeiro cumpriram o sonho de entrar em campo e jogar com a camisola do seu clube do coração – o Benfica.

Mas o dono da festa era Pedro Mantorras que se iria despedir dos adeptos que tanto o apoiaram e lhe dedicaram sempre o carinho que o jogador angolano mereceu. Neste jogo ainda houve tempo para um derradeiro golo de despedida para que sentisse pela última vez os aplausos calorosos de quem o aplaudiu sempre de cada vez que marcava nos últimos minutos um golo decisivo.

Lembro-me que Mantorras, ao pé-coxinho, lá ia marcando golos nos últimos minutos que davam pontos importantes para as nossas conquistas. Recordo particularmente um golo nos últimos instantes de um jogo contra o Rio Ave em que o relvado não dava para fazer nada a não ser para chapinhar na lama de tão impraticável que estava.

Sempre desejava a entrada de Mantorras quando o angolano estava no banco e o Benfica estava enrascado com o resultado. Ele lá entrava a escassos minutos do fim e lá marcava o golo que alegrava o coração dos Benfiquistas. Esta minha fé que deposito em alguém marcar golos começou precisamente com ele.

Resta agradecer a Mantorras pelas alegrias que deu a todos os adeptos e pela humildade e simplicidade que sempre demonstrou no cumprimento da sua profissão de futebolista.

No comments: