Wednesday, July 25, 2012

“Aventuras Do Valente Soldado Sveijk E Outras Histórias” (impressões pessoais)


E continuámos na senda do puro divertimento no que à leitura diz respeito. Este pequeno livro lido em apenas três dias foi do melhor para me arrancar alguns sorrisos.

No tempo em que este senhor checo escreveu estas histórias, Ricardo Araújo Pereira não era ainda nascido mas o conceito de sketch humorístico e de crónica humorística publicada no jornal já existiam. Foi assim que surgiu este fenómeno da época. Sem a ajuda da Internet e da televisão, tinha de se divulgar a obra através de outros meios.

Fartei-me de rir com o episódio do soldado Sveijk no paiol da pólvora. Está brutal!

Outro destes textos que me fez rir a bom rir foi aquele em que publicaram um edital em que se pediam quinhentas freiras para limpar as casernas para os militares e toda a gente pensou logo outras coisas, como é apanágio da misteriosa e incrível mente humana no que há maldade diz respeito e isso deu uma grande confusão.

Tratou-se de uma leitura rápida, positiva e extremamente divertida. Um gozo mesmo.

Volto agora ao género policial com Nora Roberts. “Fama Mortal” é o livro que estou agora a ler. Tinha lido o primeiro capítulo desta obra num outro livro da mesma autora. Agora é a vez de ler na íntegra.


No comments: