Thursday, July 12, 2012

“Linha Avançada – Nos Bastidores Do Futebol” (impressões pessoais)


Tal como prometi, demorei sensivelmente um dia a ler este livro que até se lê bem e rápido.

O seu conteúdo também é interessante apesar de confessar que não ouço a Antena 3. Prefiro a M80 ou a Star FM.

Achei particularmente interessantes as histórias curiosas que gente que passou pelo mundo do Futebol contou nesta obra. Há a particularidade de terem sido escolhidos protagonistas das mais diversas áreas e que viveram o Futebol em épocas diferentes.

Dá para ver que antigamente, quando não se vivia o profissionalismo e a standardização dos estágios, era uma animação. Hoje o Cristiano Ronaldo leva os guarda-costas para todo o lado, os jogadores parece que não vivem os estágios com a mesma alegria e boa disposição de antigamente. Ah, e os castigos eram mais duros para os prevaricadores. Hoje um jogador que veja um cartão vermelho directo por cortar uma bola ou travar um avançado que ia na direcção da baliza tem os mesmos dois jogos de suspensão que um jogador que partiu o nariz a um adversário. Isso está mal. Eu ainda sou do tempo em que se aplicavam seis jogos de suspensão e os clubes que tivessem adeptos desordeiros viam o seu estádio interdito aí por uns quatro jogos. Agora não fazem nada.

Era outro tempo. Ainda se tinha amor à camisola. Os jogadores não ganhavam tanto como hoje e lutavam contra as adversidades. Eusébio e a história que sobre ele é contada neste livro são disso exemplo. Estão a ver Cristiano Ronaldo a alinhar num torneio particular com uma lesão num joelho? Nem com uma constipação.

Há coisas que nunca mudam, apesar do tempo que sempre passa. As anedotas sobre o Paul Gascoigne ainda fazem sucesso. Apesar de agora ter aparecido o seu concorrente quanto à inspiração para anedotas diz respeito- o incorrigível Mario Balotelli- as anedotas sobre o antigo jogador inglês ainda persistem.

Foi uma leitura rápida, agradável e que me deu bastante prazer. Li o livro em apenas um dia ou dois.

É hora de um pouco de fantasia. Trouxe de casa o livro “O Detective Esqueleto”.


No comments: