Tuesday, July 31, 2012

Jogos Olímpicos

E eis que começou a grande festa do Desporto que, de quatro em quatro anos, me mantém colada ao ecrã a assistir às mais variadas modalidades desportivas, se bem que não pesque grande coisa de algumas delas.

A Cerimonia de Abertura foi um espanto. Assisti a ela desde início na companhia indesejável da Teka que tive de mandar calar inúmeras vezes por me estar a perturbar. Quantos milhões de libras não terão gasto os britânicos neste evento. Valeu a pena. Foi uma cerimónia muito bonita e original. Mike Oldfield e Paul McCartney estiveram presentes juntamente com outros artistas menos conhecidos.

O infindável desfile de mais de duzentos países participantes teve início. Há países que eu nem fazia ideia que existiam e que levam só um ou dois atletas. Por acaso sei onde é que esses pequenos territórios ficam. Algures nas Caraíbas. No Atletismo principalmente, e mais especificamente nas provas de velocidade, lá estarão eles.

Ora se o Cazaquistão não tinha de fazer furor numa Cerimónia de Abertura. É que a Cerimónia de Abertura de qualquer evento, nem que seja o levantamento da mesa depois do jantar, não seria o mesmo sem os cazaques por lá.

Também era daquelas imediações a delegação que apresentava o porta-estandarte de fatinho de treino e os restantes elementos da comitiva de fato e gravata. Essa foi boa! Salvo erro essa era a comitiva do Uzbequistão mas não tenho a certeza.

Os países africanos, das Caraíbas e da Ásia é que apresentavam belos trajes que davam mais cor ao espectáculo. Um porta-estandarte de um país do qual agora não me recordo vinha mesmo em tronco nu a exibir a musculatura e com a cabeça enfeitada com um chapéu muito brilhante e colorido.

Fiquei desiludida por a Chama Olímpica já não ser como antigamente. Estamos na era das novas tecnologias e até a velha e tradicional chama sofre o efeito delas. Gostava mais da tradicional mas a cerimónia que precedeu o acender desta chama também foi muito bonita. É a minha conhecida resistência à mudança a funcionar.

O fim-de-semana seria passado a assistir às mais variadas competições desportivas. O triste fado português de algo correr mal sempre que chegam os Jogos Olímpicos começou em força. A Natação não trouxe grandes resultados para a nossa comitiva e no Ténis de Mesa, a nossa representante até estava a ir bem mas a adversária acordou ainda a tempo de a eliminar.

O Ciclismo trouxe um campeão surpreendente. Quando pensa já em abandonar a carreira desportiva, Alexandre Vinokourov vence a medalha de ouro. Os Britânicos tinham grandes aspirações nesta prova e nem uma medalha conseguiram.

Quem está uma sombra de si próprio é Michael Phelps. Está mesmo irreconhecível. Bem, também começam a aparecer novos valores, sobretudo chineses e japoneses que arrasam na piscina.

A Chima já vai à frente no número de medalhas e confirma-se como uma superpotência do Desporto mundial.

Entretanto o fado lusitano continua e nem os nossos judocas escapam. Telma Monteiro e João Pina foram eliminados. Eles, que eram as grandes esperanças em medalhas para nós.

Outra Telma- a Santos- fez história ao tornar-se a primeira atleta nacional a vencer um jogo de Badminton nos Jogos Olímpicos. Na mesma modalidade, Pedro Martins teve azar ao defrontar um dos melhores jogadores do Mundo.

Hoje prossegue o nosso fado, sobretudo dentro de água.


No comments: