Wednesday, June 02, 2010

Top M80



Apesar de agora ter muito pouco tempo para ouvir música- coisa que eu tanto adoro fazer mas outros valores se levantam, não dispenso o rádio sempre sintonizado na M80.

A criação desta rádio foi uma excelente ideia. Os saudosistas como eu que acham que antigamente é que se fazia música em condições, os que já estão a ficar velhos como eu e gostam de recordar velhos tempos com as músicas que marcaram algumas etapas da sua vida têm finalmente uma rádio que lhes enche as medidas.

Logo ao acordar, depois de calar o despertador do telemóvel, acendo o rádio e sou logo inundada por uma música que faz as minhas delícias enquanto me preparo para mais um dia árduo de trabalho. É sempre bom recordar.

A criação do Top M80 foi também uma excelente ideia. Dá um pouco de trabalhinho a produzir mas vale a pena a intensa pesquisa e sobretudo a dificuldade que se tem de ultrapassar para achar determinadas músicas.

Esta semana particularmente, e como não trabalhava este domingo, não queria perder por nada esta edição do Top M80. Ia ser recriada a tabela de Dezembro de 1986 do Reino Unido. Nessa época, apesar da minha pouca idade, estava no auge em termos de gostar de música. Também aqui em Portugal se fazia uma contagem semelhante e eu decorava a tabela do princípio ao fim. Lembro-me que, se acaso o meu vizinho não tinha oportunidade de ver a contagem, eu lhe dizia uma a uma as canções que estavam na tabela. Ele admirava-se.

O top do Reino Unido dessa altura não deveria, portanto, diferir muito do nosso, daquele que eu parava tudo para poder assistir religiosamente. Iriam ser duas horas para recordar. Duas horas intensas.

Entre os vinte temas apresentados por Pedro Marques, conheceria certamente parte deles e faria as inevitáveis comparações entre essa contagem e a portuguesa. Passaria certamente um ou outro tema diferente e passaria uma ou outra música que eu já nem me lembrava que existia. Essa música estava sensivelmente a meio da tabela, em décimo terceiro lugar, salvo erro. Conhecia e ainda ouço muita vez a canção “Don’t Leave Me This Way” mas o single extraído a seguir do mesmo álbum nunca mais ouvi. Lembro-me que os Onda Choc fizeram uma versão portuguesa dessa música e que na altura a original passava na Emissora Voz da Bairrada. Desde essa altura, penso eu que nunca mais ouvi tal tema.

As canções que ocupavam os primeiros quatro lugares na tabela do Reino Unido também por aqui ocupavam os primeiros lugares. Lembro-me perfeitamente disso mas estava a fazer um pouco de confusão antes de Pedro Marques divulgar, finalmente, quem liderava a tabela. Sei que os Europe- líderes dessa tabela também aqui foram primeiros durante muito tempo mas eu pensava que era antes, muito antes. Pensava que a canção que aqui estava em primeiro lugar era “Lover Why” dos Century- uma balada a que eu não achava o mínimo de piada na altura mas que hoje é uma das minhas músicas favoritas. Também me lembrei dos Pet Shop Boys mas terá sido mais tarde. E tive uma vaga ideia que os Bon Jovi com a música “Living On A Prayer” (nesta contagem em quarto) também lideraram aqui a tabela.

Depois dos Bon Jovi, em terceiro lugar estava “Caravan Of Love2 dos Housemartins (na altura, como não sabia ainda Inglês, questionava o facto de muitas músicas na altura terem como título qualquer coisa “of love”). Essa música penso que nunca atingiu os primeiros lugares por cá, tenho a memória de andar pelo meio da tabela, nunca à frente.

Em segundo lugar estava uma música que também aqui estava quase sempre em segundo ou terceiro. Ainda agora estou a ver a capa desse disco. Estou a falar do tema “Sometimes” dos Erasure. A música de que mais gosto desse grupo por acaso até é outra e penso que é alguns anos mais recente- “Blue Savannah”.

Estava em ondas para que Pedro Marques divulgasse o nome da canção e do grupo que liderava essa contagem. Century? Pet Shop Boys? Refira-se que eu pensava que os Europe lideraram aí um ou dois anos antes mas enganei-me. Então os Century devem ter liderado a tabela imediatamente depois e os Pet Shop Boys aí uma ano depois mas estiveram muitas semanas em primeiro. Lembro-me vagamente de até terem dois singles nos lugares cimeiros da tabela por cá. Também me lembro dos Bee Gees com o tema “You Win Again”mas penso que, quase com cem por cento de certezas, que foi depois disto.

Já que falamos em tabelas de músicas e canções que nunca mais ouvimos: que foi feito de um tema do Elton John que liderou muitas semanas a tabela por cá em 83 ou 84, se a memória não me atraiçoa? Não sei o nome da música mas lembro-me que tinha um videoclip em que aparecia um miúdo pequeno que mal andava. Achava imensa piada a esse videoclip na altura. A música nem nos Best Of do cantor parece que sai e nunca me lembro de a ter ouvido na rádio. Era uma boa música para Pedro Marques e companhia procurarem. Eu não a posso sugerir porque não me lembro do título. Como eu disse, nunca ouvi tal tema na rádio, somente na tabela e era na contagem de cá, naturalmente. Espero a contagem de uma tabela aproximada a essa época para saber se essa música também liderava algures. Provavelmente, dado tratar-se de uma canção de Elton John. Estranho é nos dias de hoje e mesmo nessa altura esse tema não passar na rádio.

No comments: