Wednesday, June 30, 2010

Alcaraz



Cheguei a casa do trabalho e fui surpreendida com o facto de a Itália estar a perder com o Paraguai por uma bola a zero. Foi uma enorme surpresa esta derrota parcial dos actuais campeões do Mundo.

Ainda mais surpreendida fiquei com o nome do jogador que marcou o golo e com a forma displicente como Canavaro e seus pares permitiram a investida. O marcador do golo paraguaio era, nada mais, nada menos, que um jogador que eu conhecia bem- Antolin Alcaraz Viveros- que representou o Beira-Mar durante várias épocas e ali se tornou num grande defesa-central. Estar agora a representar a sua selecção no Mundial 2010 era a prova desse crescimento e maturidade que a Ria de Aveiro testemunhou.

No já longínquo ano de 2003, este jovem latino-americano chegava a Aveiro vindo da...Fiorentina que o dispensou. Para pertencer aos quadros do clube italiano onde Rui Costa apurou todo o seu talento, este miúdo tinha de ter alguma qualidade, só que no início as coisas não foram assim tão fácies.

Lembro-me de um jogo disputado em casa do Porto (penso ainda ter sido no velho Estádio das Antas) em Fevereiro de 2003. O treinador do Beira-Mar teve de substituir o jovem paraguaio ao intervalo porque já havia cometido uma grande penalidade mesmo daquelas bem infantis e demonstrava grande fragilidade e insegurança a cada lance na sua zona de intervenção. Os jornalistas já o crucificavam. Estava, de facto, a ter uma noite para esquecer. Naquela época, o Beira-Mar tinha muitos jogadores oriundos da América Latina. Nesse jogo o jogador argentino Maurício Levato teve de ser transportado inconsciente ao hospital após um lance disputado de cabeça com o defesa Ricardo Costa. Como as coisas mudaram hoje.

Olhando para o Jogador Número Vinte E Um do Paraguai já não vejo aquele miúdo inseguro de 2003. Fez-se um senhor defesa-central. Quase faz lembrar o também paraguaio Gamarra. Sai a jogar com a bola da sua zona defensiva (nos primeiros temp9os de Beira-Mar a bola para ele queimava), joga de forma limpa e vai lá acima marcar golos. Pelos vistos agora marca muitos, coisa que raramente fazia ao serviço dos aveirenses.

É sempre bom ver um jovem crescer futebolisticamente como este paraguaio cresceu. Aqui no Beira-Mar conseguiu encontrar-se novamente e mostrar o talento que havia demonstrado quando despertou o interesse da Fiorentina. Com o jogo que fez frente à Itália acredito que alguns clubes europeus de grande nomeada se interessem por ele. Alcaraz foi hoje o melhor jogador em campo e o jogo era só contra o actual Campeão do Mundo e pátria do Futebol defensivo.

No comments: