Wednesday, June 30, 2010

Começou o Mundial 2010

Vuvuzelas a postos! Arrancou finalmente o Mundial 2010- o primeiro na História a decorrer no continente africano.

A Cerimónia de abertura decorreu com grande entusiasmo, apesar da fatalidade que se abateu sobre a família de Nelson Mandela que assim não pôde estar presente. Foi uma ausência notada, a do primeiro presidente negro da África do Sul depois do apartheid. Ninguém melhor do que ele poderia estar mais contente com a atribuição desta organização ao país que ele ajudou a recuperar a liberdade.

Terminadas as formalidades, eis que começa o espectáculo propriamente dito com a selecção anfitriã a defrontar o México- jogo que se saldou num empate a uma bola.

Ao assistir ao jogo reparei que os jogadores usavam todos chuteiras iguais. Espero ver os outros jogos para ver se a tendência se confirma e qual o seu significado. Se isso se vier a verificar nos outros jogos, já é mais uma desculpa para os eventuais maus resultados de Portugal. É que Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo e outros mais que gostam sempre de ter umas botinhas diferentes das dos outros vão ficar fulos da vida e não vão jogar nada que se veja por esse motivo.
- “A minha pessoa com umas botas iguais a um desconhecido jogador da Coreia do Norte?!!! Isso não!”- diz logo Miguel Veloso ao olhar para as botas de todos os jogadores em campo.

O árbitro deste jogo de abertura veio do Uzbequistão-um país com um campeonato altamente competitivo e que se recomenda a qualquer craque que queira ser famoso. O Scolari está lá. Basta isso para dar trabalho a esses árbitros, mais aos quartos árbitros que o têm de mandar sentar e calar. Isto quando não o expulsam por andar ao soco com um jogador daquelas paragens cujo nome ele não sabe pronunciar. Consta que as primeiras palavras aprendidas por Scolarii por aquelas bandas foram palavrões para insultar tudo o que o aborreça. Scolari ainda fará muita falta à nossa Selecção, deixem estar.

Com que mimos brindarão o árbitro por aqueles lados quando ele não assinala uma grande penalidade ou anula um golo limpo? Certamente não lhe chamarão gatuno, nem ladrão.

Portugal parte para esta competição cheio de fé em bons resultados. Todos esperamos que esta participação seja recheada de êxitos e que possamos festejar muitas e muitas vezes. Eu não confio em Queirós mas como portuguesa deseja o melhor para a Nossa Selecção.

Olegário Benquerença também irá representar a arbitragem portuguesa em terras sul-africanas. Esperamos que a arbitragem portuguesa, através deste árbitro, fique bem representada e que, mesmo aqueles que tanto criticam os árbitros portugueses ao longo da época futebolística agora aplaudam Benquerença. Sem a pressão dos apaixonados dirigentes nacionais, tudo se conjuga para que o nosso árbitro brilhe também pela positiva nos estádios do Mundial.

Presença constante nas bancadas do Mundial será o som da vuvuzela- adereço tradicional da África do Sul que agora se globalizou com a realização deste evento no continente africano. Há quem já esteja farto de as ouvir mas eu até lhes acho graça. Desespero por arranjar uma para ver se também eu sei tocar. A minha mãe compara o som das vuvuzelas nos estádios do Mundial a um enxame de abelhas.

Para finalizar, falemos de prognósticos. Para mim quem vai ganhar o Mundial será a Argentina com o Messi em grande destaque. Acho que tem um melhor colectivo, isto sem contar com o facto de ter o melhor jogador do Mundo nas suas fileiras.

Há duas equipas neste Mundial que penso que não vão fazer grande coisa, a não ser perder por poucos. Estou a falar da Nova Zelândia (naturalmente recheada de craques) e das Honduras (dessa selecção conheço apenas o David Suazo que esteve no Benfica mas ele sozinho não é nada). Cá estaremos para assinalar os feitos dessas duas selecções.

Agora que comece a festa!

No comments: