Monday, October 17, 2022

Os gritos

 

A horrorosa pintura sonora foi desenhada na paragem do costume onde tradicionalmente se fala de acidentes, doenças e desastres.

 

No quadro de enormes dimensões pode ver-se uma mulher que denunciagestos bem exaltados. Está de costas para a estrada, não vendo os autocarros que estão parados atrás de si e que têm o número sete.

 

A boca da mulher abre-se num Angulo impossível  para qualquer maxilar humano. A sua expressão é pavorosa. Outras pessoas se encontram sentadas nos bancos da paragem, outras estão ainda de pé. Todas elas tapam os ouvidos e abrem muito os olhos. Muitas ainda escondem as caras. Dá a sensação que a mulher grita com alguém que se encontra sentado no banco da paragem, causando bastante mal-estar aos que ali se encontram. Os autocarros dão a sensação de estarem em movimento, sinal que está tudo distraído e ninguémfez sinal de paragem.

 

A cor de fundo de todo o quadro é o cinzento, marcadamente na própria paragem, nos prédios e na estrada. As roupas das pessoas são de uma tonalidade escura e lúgubre.

 

O quadro é de autor desconhecido mas dá para reconhecer que o cenário é uma paragem de Coimbra.

 

No comments: