Monday, October 03, 2022

“O Livro Poderoso contra o Bullying” (impressões pessoais)

 

Antigamente, quando eu andava a estudar, desconhecia por completo a palavra Bullying.

 

Afinal era algo que sempre aconteceu comigo praticamente desde o primeiro dia em que entrei na escola. Por ter uma deficiência e as crianças serem muito cruéis umas para as outras e para quem é diferente, sofri muito na pele. Lembro-me de ter medo de ir para a escola e hoje, com esta distância temporal, penso que muitos dos problemas de saúde que tinha eram em parte respostas do meu corpo a esse clima de tensão.

 

No meu caso, o pior nem eram os colegas, era mesmo a professora. Entrei para a escola no ano em que os alunos com deficiência passaram a integrar o ensino normal. Em escolas de zonas mais rurais, como era o caso, os professores não estavam preparados para receber alunos diferentes e a professora que me calhou em sorte pode-me ter marcado para o resto da vida. Se as crianças viam a professora a me tratar abaixo da dignidade humana, claro que tinham legitimidade para me bater, tirar  o meu material escolar e arremessar para longe, sabendo que eu não via.

 

As pessoas normais têm boas recordações do seu primeiro dia de aulas. Por incrível que pareça, não se passou isso comigo. A professora tinha arranjado uns dossiers, um  para cada aluno. Esse dossier era para colocar os trabalhos escolares. O meu tinha naturalmente o meu nome. Nunca tinha visto um dossier na vida. Como tinha o problema de não ver, peguei nele e comecei-o a explorar, abrindo as argolas. Vem de lá a professora e secamente arrancou-me o dossier das mãos, batendo-me logo de seguida. Estavam abertas as hostilidades para dois anos de puro inferno. Nessa altura, em 1982, o que se chamava a isto?

 

A partir daí, na escola ou mesmo no trabalho, o Bulliying sempre fez parte da minha vida, daí eu ser muito fria para com as pessoas. Muitas vezes,  se alguém goza com alguém que não vê, tirando-lhe objetos ou fazendo alguma coisa nas suas costas, eu passo-me completamente. Já me tenho chateado seriamente por coisas como essas. Muitas vezes as vítimas até nem levam a mal mas eu fico completamente fora de mim.

 

Este livro ajuda  quem esteja a passar por situações de Bullying que não podem ser confundidas com meras brincadeiras sem importância.

 

Podem ser comportamentos que  deixarão marcas para toda uma vida.

 

No comments: