Monday, October 31, 2022

“Expedição oriente” (impressões pessoais)

 

O meu sonho sempre foi viajar, de preferência , de barco. Esse sonho tornou-se mais intenso com a leitura de “os Lusíadas”.

 

Ler um livro que relata viagens por mar para mim é simplesmente delicioso. Infelizmente, o tempo de sonhar com grandes viagens por mar esfumou-se quando perdi a visão. Agora viajar ou não já não me importa. Quando ainda via sonhava viajar para absorver cores e paisagens. Agora não vejo nenhuma motivação para grandes viagens. Talvez o ambiente de estar num barco. Ainda no outro dia senti um cheirinho daquela adrenalina ao realizar um dos meus sonhos que era percorrer o Douro de barco.

 

Ao longo de muitos anos fui sonhando e imaginando como seria a vida dos marinheiros portugueses naquelas longas viagens que deram novos mundos ao Mundo. Devia ser fantástico mas também arriscado. Adoraria ver as ondas do Mar de noite e as estrelas no Céu. Que bonito seria assistir ao amanhecer em Alto Mar!

 

Este livro transportou-me para essa magia que perdi lá atrás. Com ele voltei a imaginar locais longínquos e fantásticos. Já que não posso mais sair daqui, por que não sonhar com outras paragens, imaginar ambientes, pessoas e paisagens a partir do que os outros escrevem e que eu vou lendo?

 

Um livro que nos faz sonhar e viajar sem sair de casa.

 

No comments: