Thursday, September 08, 2022

“O Cemitério” (impressões pessoais)

 

Este livro de Stephen King também é conhecido por “Cemitério De Animais”.

 

Este livro aborda a questão do luto, da perda e do estado a que quem fica chega perante a inevitabilidade da morte. Aliás, a morte está muito presente do princípio ao fim deste livro que dizem que é um dos mais assustadores de Stephen king mas eu pessoalmente não achei.

 

Tudo começa quando Louis e Rachel chegam de Chicago para uma pequena localidade perto de Bangor que incrivelmente não se chama Casttle Rock.

 

As coisas não começam a correr bem logo de início, mesmo para Louis que tem de lidar com a morte de um estudante logo  no seu primeiro dia de trabalho.

 

O  seu velho vizinho de  mais de oitenta anos leva-o um dia a um local onde as crianças enterravam os seus animais de estimação, como se de um cemitério se tratasse. Para lá desse improvisado local de última morada dos bichos, guardado por um amontoado de troncos de árvores, ficava um local intrigante, misterioso e macabro. Qualquer ser vivo que ali fosse enterrado, estaria de volta. Seria uma espécie de zombie, uma criatura estranha e esquisita. Talvez um demónio.

 

Certo dia  Rachel foi com os dois filhos do casal passar uns dias a Chicago a casa dos avós. Louis ficou sozinho e por essa altura o gato da sua filha foi atropelado. Sabendo da enorme estima que a criança tinha pelo gato, Louis resolve enterrar o animal para lá do cemitério de animais. O gato regressa a casa, para grande espanto  de Louis. Quando a sua família regressa, ele não conta nada sobre a  morte do gato. A família atribui o estranho comportamento do bichano ao facto de ele ter sido castrado.

 

Mais tarde a tragédia toma conta da família de Louis. O seu filho de dois anos foge para a estrada e é  atropelado por um camião. Louis vai tentar resgatar o corpo da criança do cemitério para o enterrar para  lá do cemitério dos animais. O objetivo é tê-lo de volta.

 

Mas qual será o preço a pagar por tamanha ousadia?

 

Apenas querendo o seu filho de volta, Louis acaba por se ver envolvido em nefastos acontecimentos dos quais não há retorno.

 

No comments: