Thursday, June 25, 2020

Paciência olímpica de Bruno Lage



O Benfica está em crise. Não adianta negar. Por mais que custe a nós, adeptos, já damos esta época como perdida.

Muitas são as causas para este momento mais negro. Como sempre, o treinador é sempre o lado mais frágil de uma corda, pelo qual ela sempre se parte.

Talvez Bruno Lage se tenha excedido um pouco na conferência de imprensa após a derrota com o Santa Clara. Talvez estas declarações um pouco a quente sejam o culminar de dias a fio a roer, a remoer o que ia ouvindo através de quase toda a comunicação social. Desportiva e não desportiva.

Praticamente desde o primeiro dia de entrada no comando técnico do Benfica que Bruno Lage se depara com notícias e insinuações do iminente regresso de Jorge Jesus ao comando técnico do Benfica.

Há órgãos de comunicação social que todos os dias ou quase relatam telefonemas entre Luís Filipe Vieira e o atual técnico do Flamengo. O presidente do Benfica já veio dizer que é natural falar com o técnico ao telefone, uma vez que continuam a ser amigos. Muitas das vezes nem falam do regresso ao Benfica. Qualquer declaração que o presidente faça, logo essa comunicação social interpreta como a preparação do regresso de Jorge Jesus. Qualquer coisa que o técnico diga, por exemplo que quer regressar a Portugal para estar mais perto da família, logo é interpretado por esses jornalistas como uma deixa para o regresso ao Glorioso SLB.

Nas conferências de imprensa, quase todos os dias confrontaram Bruno Lage com o regresso de Jorge Jesus, mesmo quando estávamos a ganhar e a fazer boas exibições. Quem é que aguenta?

Muitas vezes eu ouvia essas conferências de imprensa, essas notícias e esses comentários que por vezes se estendiam para lá do razoável e pensava no quão paciente seria Bruno Lage para aguentar tudo isto todos os dias.

O saco tanto encheu, que um dia transbordou e esse transbordo já deveria ter acontecido há mais tempo. Se tal se tivesse verificado, talvez o fantasma de Jorge Jesus não seria tão nítido. Não é fácil trabalhar com o passado ao virar da esquina. É que mesmo com a recente renovação de Jorge Jesus pelo Flamengo não deixaram de se calar os sussurros fantasmagóricos do seu regresso.

Se até eu já perdia a paciência com estas notícias sempre iguais todos os dias, como se sentiria Bruno Lage com o seu lugar ameaçado constantemente?

Talvez o treinador tenha a sua quota parte no que se está a passar mas a culpa também e de terceiros. Estes jornalistas que sempre plantam rumores também têm alguma responsabilidade porque não dão tranquilidade a um jovem técnico para trabalhar.

No comments: