Monday, August 06, 2018

Broas à Tia Matilde

Nos sonhos, há algo que sempre fica depois de acordarmos, quando todos os sons e imagens oníricas são substituídas pelo lento despertar que, diga-se de passagem, esta noite foi quase de vigília devido ao calor que é muito.

No escasso tempo que passei a dormir, sonhei quase sempre com a mesma coisa. Uma multidão imensa estava em minha casa. Quase parecia um casamento. Os veículos chegavam quase até à ponte. Tenho andado a maturar nisto mas também se está a aproximar a festa na aldeia.

Eu regressava a casa a altas horas da noite. Devia vir do arraial. Andava a fazer um trabalho sobre...o Estádio D. Afonso Henriques. Ia repetindo os dados que fui procurando no Google. Admirei-me de as luzes da rua serem tão escassas. O mais estranho é que trazia um cobertor pelas costas e tentava dobrá-lo na estrada. Tarefa árdua, essa. Cada vez que o esticava na estrada sombria, rapidamente e de forma muito desajeitada o tinha de recolher porque ouvia ao longe um veículo. Assim aconteceu até chegar à ponte, onde vi por ali imensos carros estacionados.

Parece que a minha mãe ainda não me tinha visto chegar. No meio da azáfama da eira, pareceu-me que ela vestia uma camisola minha. Olhando melhor, era um pouco diferente. Esta incrível capacidade de os objetos nos sonhos mudarem de cor. Já aqui falei disso e já li algo sobre isso também.

A minha mãe sempre foi contando que tinham matado o porco e que a merenda tinha sido...broas à Ti Matilde que eram uma espécie de bolinhos fritos de milho e azeite. Deve ser bom isso, oh se deve! Tenho de experimentar...Quem sabe não sairá dali um petisco. Depois as pessoas perguntam-me:
- Então como surgiu esta ideia para alguém que mal sabe partir um ovo e o colocar a fritar?
E digo eu:
- Podem não acreditar, mas sonhei com isto e resolvi experimentar...louca como eu sou…
E assim ficava milionária e não precisaria de me levantar tão cedo todos os dias, independentemente de ter dormido mal como o raio como aconteceu esta noite.

Voltando ao sonho, eu fui dizendo à minha mãe que, por acaso, era a terceira vez que ouvia falar de tal coisa e, antes desse dia, nunca de tal iguaria tinha ouvido falar. Mas isso deu na televisão ou quê?

Resolvi não ir correr. Tinha cinco quilómetros de corrida pela frente que farei amanhã, caso não se volte a repetir uma noite tão agitada como esta.

No comments: