Sunday, May 27, 2018

“Origem” (impressões pessoais)

De onde vimos? P0ara onde vamos?

Esta é a mais recente e empolgante obra de Dan Brown. Mais uma vez, o famoso escritor de suspense norte-americano aborda conspirações impressionantes e...computadores completamente marados.

Depois do TRANSLATR em “Fortaleza Digital”, surge o E-WAVE- o computador de futuro que todos vamos gostar de ter...ou então não. Com um computador destes a conspirar nas nossas costas, quem é que precisa de se preocupar com inimigos de carne e osso.

Eu acho que as profecias desta obra já se estão a realizar. Hoje em dia, quase não sabemos viver sem a tecnologia e já somos um pouco reféns dela. Já temos os telemóveis com aplicações para tudo, podemos ver perfeitamente o que uma pessoa a muitos quilómetros de distância está a fazer...Em suma, podemos fazer de tudo ou quase com um simples telemóvel. Imaginem com um computador altamente programado daqui a uns dez anos?

A trama desta obra ocorrem em Espanha quando Edmond Kirch- o homem que criou e programou aquele computador- se preparava para revelar ao Mundo uma descoberta fantástica que responde às perguntas mais inquietantes da Humanidade: De onde vimos? Para onde vamos?

Essa descoberta promete abalar as religiões, como abalam todas as descobertas científicas. As religiões surgem da ignorância do Ser Humano em interpretar certos sinais da Natureza e também em compreender o que se passa com cada um de nós. Quando se dá um passo em frente em termos científicos, é natural que as confissões religiosas abanem um pouco. Sobre isso já muito escrevi aqui neste espaço. Acho que já toda a gente sabe o que eu penso sobre isso.

Tenta-se descobrir quem terá ordenado o assassinato do cientista e todas as baterias apontam para um ramo mais radical da Igreja Católica- a Igreja Palmariana. Já tinha ouvido falar por alto desta Igreja mas não sabia nada sobre o assunto.

O final desta história será surpreendente e intrigante. Leva-nos a refletir se estamos ou não a criar autênticos monstros tecnológicos, capazes de se insurgirem até contra nós e nos exterminarem.

Já que muito se falou na evolução da Civilização, vou agora debruçar-me mais a fundo sobre esse tema. Aguardem!

No comments: