Sunday, May 27, 2018

Festival Eurovisão 2018- Semifinal 2

Ora vamos ver como corre esta segunda semifinal. Vamos a ver se é melhor que a primeira.

Falemos de Salvador Sobral que apelidou a canção de Israel como “horrível”. Realmente é um pouco espalhafatosa e destaca-se precisamente por isso mas, estes dois últimos anos, vieram mostrar que este tipo de canções estão a perder terreno. Felizmente que é assim e este ano, para felicidade do Salvador Sobral, deverá estar descansado porque não falta quem lhe tentou seguir o exemplo. Acredito que este ano o vencedor poderá ser também alguém, que canta na sua língua materna e que não usa muitos apetrechos. Na primeira semifinal, vi pelo menos três concorrentes assim. Talvez um deles possa surpreender e o Salvador Sobral entregará o troféu a um talentoso cantor também e não a uma canção vazia mas com um belo cenário.

Começamos com a Noruega e ...para tudo! Dizia eu que não havia repetentes mas a Noruega traz um e de peso. Aí vem o Rybak tocando todos os instrumentos e mais alguns. Um artista. Certamente Salvador Sobral não se importaria de entregar mais um troféu a este jovem que parece que os anos não passam por ele.

Entra agora a Roménia com aquelas caras brancas que mais parecem fantasmas. Foi um país que marcou a diferença o ano passado. Este ano traz uma canção que também não é nada má.

Sérvia nas Caves do vinho do Porto para aquecer a voz. Uma canção na língua materna, como Salvador Sobral gosta e como deve ser.

San Marino. Será que vem aí a Valentina? Ah não. A Valentina fartou-se. Como a nossa amiga Valentina se fartou, San Marino arranjou uma maltesa e uma alemã para representarem. Nunca mais me esqueço que a Valentina ameaçou não participar mais no Festival se não passasse à final quando a Susy participou e venceu-a apenas por um ponto. Sem dúvida que ela é a cantora que mais vezes participou no Festival Eurovisão.

Dinamarca, um país que costuma ser forte. Ora cá vem a música viking! Está engraçada, esta música. Eu gosto...e o público está a ir à loucura. Se esta canção não passa…

Rússia traz uma cantora portadora de deficiência. Ainda bem que não está por aqui a comentar Ramon Galarza. Se estivesse, já estaria a mandar bocas foleiras como fez quando a Polónia apresentou uma cantora em cadeira de rodas. Eu creio que esta também é deficiente motora. Ainda não vi bem. Seja como for, tem o direito a participar como os outros.

Aí vem a Moldávia! E iguais a si próprios. Por aquelas paragens só há grupos destes. Mas ficam bem classificados. São animadores por exicelência. Aliás, é a pátria dos O’Zone...um dos elementos chegou mesmo a participar também na Eurovisão. O ano passado ficaram em terceiro, não foi? Penso que eles passam. Aquele está de azul ou de preto. Se aquilo é azul escuro, é brutal porque fazem ali as cores da bandeira.


Holanda nos últimos anos tem trazido boas músicas e uma delas foi justamente com este senhor que fazia dupla com uma outra cantora. Este ano vem sozinho. Em 2014 ele perdeu para ...Conchita Wurst. Rockeiro.

Eu questiono sempre o que é que a Austrália está a fazer na Eurovisão. E em 2016 quase ganhava. Uma coisa são os australianos a representar outros países, outra é a Austrália participar num evento europeu. Bem, isso não tem nada a ver com a música que, no meu entender, é muito forte e deve passar. Aliás, eu acho que esta semifinal é mais forte que a outra. Tem um vencedor do Festival, um segundo lugar e algumas músicas que deverão vir por aí acima. Esta da Austrália será uma delas. Vamos a ver no Sábado se terei razão como no ano passado. Mas no ano passado a segunda semifinal colocou a primeira no bolso. E não me enganei com algumas músicas...com a da Hungria, por exemplo.

Não vi que país vem a seguir. O fundo era branco É a Geórgia. Um grupo que canta na língua materna. Ouviram Salvador Sobral. Salvador Sobral deve apreciar esta música, sem dúvida. É mais o estilo dele.


Vamos a ver como se sai a Polónia. Uma canção igual a muitas que participaram o ano passado. Felizmente elas contam-se este ano pelos dedos.

Malta apresentando...”Tabu”- uma música ao nível da anterior. Duas canções daquelas que não sei o que fazem na Eurovisão. Estávamos tão bem com a Geórgia….

Hungria traz rock e canta novamente na língua materna. Uma canção que faz lembrar a última que a Turquia apresentou na Eurovisão de 2010. Normalmente estas canções ou ficam bem classificadas, ou nem sequer chegam à final. Vamos a ver o que acontece a esta banda húngara. Eu gosto.

Vamos a ver se a Letónia se junta a Estónia e Lituânia na final...Parece que não . Esta canção não me agrada, apesar de correr nas veias da sua intérprete sangue português ainda. Se ela cantasse em Português...o pavilhão vinha abaixo.

Da Suécia vem mais um jovem cantando uma música pop. Não sabem fazer mais nada nos últimos anos. Pensaram que a vitória o ano passado estava no papo mas o tiro saiu pela culatra. Uma fábrica de fazer destes jovens com a mania que são Bruno Mars ou algo assim. Sempre a mesma coisa. E há pouco na Polónia também era um sueco. Até já os exportam…Oh, aquele é o sobrinho da Charlotte que venceu o Festival em 1999.

Ora vamos a mais uma música como deve ser...cantada na língua materna, como nos bons velhos tempos. Vem do Montenegro. De facto, um Festival sem os Balcãs seria um festival pop de Verão. Ah, esqueci-me que a Croácia e a Macedónia não passaram à final...porque aderiram a esta moda pop. Quando resolvem deixar para trás a bonita música que têm, o resultado é péssimo.


Vem aí a Eslovénia...também na língua materna...mas misturando pop. O melhor de dois mundos...portanto. Nem assim. Cantem música tradicional, nisso são bons. Lembro-me da Eslovénia o ano passado com uma balada muito bonita em Inglês. Não passou porque, com a exceção do Salvador, todas as canções diferentes de pop passaram.

Jovem ucraniano a fechar. É o último. Mais um com a mania que é estrela pop. Quase que isto parece a primeira semifinal do ano passado. Não é porque há aqui duas ou três canções que destoam e são essas que eu gostaria que passassem- Dinamarca, Geórgia e Hungria.

Se o Rybak e o Willem não forem à final...será uma surpresa. A responsabilidade deles é redobrada.

GEÓRGIA!

Ora vamos lá ver...Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda...mau era se ele não passava, tem uma reputação a defender.

Oh a Geórgia não passou.

Sábado é que vai ser! Quem eu acho que vai vencer. O Rybak. Quem eu gostaria que vencesse, Dinamarca.







No comments: