Sunday, May 27, 2018

Festival Eurovisão 2018- Semifinal 1

Naturalmente este Festival é especial porque somos nós que organizamos pela primeira vez. Claro que o tema tinham de ser os oceanos…

Vai abrir o Azerbaijão.

Grande balada, ainda por cima cantada por um indivíduo podre de bom que chega da Islândia. Começa bem!


Albânia arriscando-se em não cantar em Inglês. Mas a música não é má. Dizem que esta é a semifinal mais forte. Pelas primeiras canções, estou a ver que sim. A canção até nem é má, escusado era ele fazer tal espalhafato, claramente a exibir-se. Há quem já o assobie.


Não aprecio especialmente a canção da Bélgica.

Republica Checa- um país que normalmente não costuma ir longe no Festival. E parece que também não será com esta música, penso eu. Uma aberração mas...por falar em aberrações, a Moldávia costuma-as trazer e até fica bem classificada. Olhem o ano passado! Ficaram em terceiro. Se há música que eu não quero que passe à final, será esta. Horrível!

Lituânia agora. Voz muito suave a dela. Incorpora bem nesta balada. Uma canção boa para adormecer. Muito suave.

Israel- uma das canções que ouvi dizer que era das favoritas. Uma aberração. Mais uma...com canções tão boas que já ouvi hoje aqui, se ganhasse esta ou a República Checa. É o que eu digo, parece uma canção da Moldávia. Ao menos dá para animar a plateia...e dar cor.

Bielorrússia. Mais um com uma balada. Faz o que quer à voz. Assim deviam ser todas as canções. Simplesmente o talento. Mais nada.

Estónia a cantar em Italiano? Que estranho! Mas uma alta música. Uma espécie de canto lírico, algo que nunca se viu naquelas paragens. Onde a leva a ópera? Uma canção estranhíssima para aqui mas às vezes são estas músicas que fazem estragos. Mas não haja dúvidas que isto é muito bonito.


Bulgária- o ano passado ficou em segundo. Este ano parece que não terá a mesma sorte com esta música.

Macedónia. Será que se vai perder? Gosto da sonoridade. É daquelas canções que se podem perfeitamente ouvir numa qualquer rádio de música recente.

Croácia na Lousã. Outra canção pop. Horrível esta música.

Estou curiosa por saber qual é o país que vai trazer música viking. A Noruega, se calhar. Anda pelas ruas da amargura nos últimos anos na Eurovisão. Houve um ano em que ficou mesmo em último lugar.

Ora aí vem a Áustria! Eu sonhei que a Áustria tinha ganho a Eurovisão. Vamos ver...uma voz potente. Grave. E uma música interessante, apesar de extremamente comercial. Outra que se pode perfeitamente ouvir na rádio de hoje. Ganhará como eu sonhei?

Grécia na Vista Alegre. Vamos a ver se não parte a loiça. Se eu tivesse chegado agora e ligado a televisão, via logo que esta música era da Grécia. Bem...também podia ser de Chipre mas normalmente Chipre traz musica mais pop.

A Finlândia que foi roubada o ano passado. Merecia ter passado. Aquela Semifinal era horrível. Nada a ver com a semifinal deste ano que é muito variada. Já que o ano passado arriscaram e não foram a lado nenhum, este ano trazem dance. Se não os podes vencer, juntar-te a eles.

Que homem tão feio! De onde vem? Da Arménia. Canta na língua materna. Uma balada. Ao ouvir estas músicas, dá a sensação de recuarmos bastante no tempo dos festivais. Antigamente, cada um cantava na sua língua. Disse o mesmo, aliás, o ano passado ao ouvir a canção da Bielorrússia, salvo erro. Uma canção que passou. Aliás, o ano passado, por causa das coisas, as canções cantadas na língua materna passaram todas. Talvez este ano se volte a repetir.

Em que língua vai cantar a Suíça? Em Inglês e é contra o Bulying.

Este Ryan já não participou há anos? É a Irlanda e traz uma balada, como não podia deixar de ser. Ele está a cantar e a tocar. À antiga. Grande música! A minha favorita até ao momento. Ele está a receber grande empatia da parte do público. Estão a gostar.


Chipre...com uma cantonra albanesa. Era o que eu dizia há pouco, Chipre vem quase sempre com música dançável. Tem uns traços de música grega mas não deixa de ser dance.

Vamos a ver quem passa. Eu quero que passe a Islândia, a Albânia, a Estónia, a Irlanda. Depois os outros não sei. Quem eu não quero que passe?A República Checa.

Ora vamos a ver quem passa! Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

A minha canção favorita passou à final que é a da Irlanda...mas a República Checa também passou.

Vamos ver quinta-feira quem se junta a estes!





No comments: