Saturday, June 10, 2017

Embaraços

Tudo isto se passou em escassas horas mas, para o subconsciente, foi o equivalente a dias.

Sonhei que era já noite quando fomos por uma estrada secundária aqui nos arredores de Coimbra. Havia aqueles passeios avermelhados como há em certos locais daqui. Eu seguia na frente. As outras pessoas eram desconhecidas.

A certa altura, no escuro, ouvi mexer. Junto ao passeio havia vegetação. Foi então que pisei qualquer coisa. Olhei horrorizada. Era uma enorme cobra. Acho que um egípcio nunca teria visto uma cobra tão grande. Não era muito grossa mas era bastante comprida. Dei um salto.

Acordei e vi que já havia claridade lá fora.

Mas as peripécias continuaram. Ia para um evento qualquer e tinha de sair muito cedo. Talvez fosse passar férias. Levava uma série de mochilas e acabei por deixar as coisas no armário.

Havia um evento festivo com muita dança e muita comida. Os participantes envergavam todos camisolas laranja e dançavam animadamente. Eu dançava com um senhor já de idade que era o Senhor António. Era desconhecido. A certa altura, o Senhor António começou a suar abundantemente e era inegável a palidez do seu rosto. Claramente não se sentia bem. Parámos de dançar e houve um outro senhor que o carregou ao colo para um local onde não estivesse tanta concentração de pessoas. Ele desculpou-se dizendo que tinha-se levantado de madrugada para trabalhar nas terras e sentia-se bastante cansado.

Afinal aquilo seria um encontro de caminheiros. Havia novas regras. Em todas as caminhadas, haveria um ou mais elementos do grupo a ficarem de fora se acaso ficassem muito para trás. Ia sobrar para mim, estava a sentir isso, mas sugeri que eu ficaria de fora sempre que houvessem descidas íngremes.

Voltei para casa num Expresso. Tinha deixado parte da bagagem no quarto e só trazia uma mochila. O ar condicionado do autocarro ia ligado e sentia bastante frio. Não tendo ali nada mais à mão para vestir, saquei de uma camisola interior, só depois me lembrando que afinal tinha algo de manga comprida para vestir. Mesmo assim parecia apática no que dizia respeito a trocar de camisola.

O despertador tocou. Quanto tempo terá passado entre os dois sonhos?

No comments: