Monday, March 27, 2017

As sapatilhas que encolheram só para me servirem

Falava-se de coisas em que acreditávamos quando éramos crianças e, não sei como, veio-me à memória este episódio, tão enterrado que estava no fundo do meu longo amontoado de memórias.

A história conta-se em poucas linhas. Certo dia, eu, a minha irmã e o meu vizinho estávamos no barracão de casa dele. Era uma espécie de divisão onde se amontoavam coisas velhas. Lembro-me que ali sempre encontrava daquelas fotonovelas a preto e branco. Já não existe nada disso hoje. Eu passava o tempo a imaginar as cenas que se passavam naquelas páginas.

Nesse dia, apareceram por lá umas sapatilhas muito velhas e muito sujas que outrora haviam sido do meu vizinho. Ele perguntou se eu as queria. Eu peguei nelas muito admirada. Da última vez que tinha visto essas sapatilhas...elas eram enormes. Agora estavam do tamanho das que eu trazia calçadas. Naquela altura não depreendi que tinha sido eu que tinha crescido. Com o ar mais inocente desse mundo perguntei como é que as sapatilhas tinham diminuído de tamanho até me servirem.

Ao recordar esta pequena história da qual já nãop me lembrava, não pude deixar de sorrir.

P.S.: Agora lembrei-me também de um casaco que era do meu vizinho mas que eu adorava vestir. Uma vez caí das escadas de casa da minha vizinha com ele vestido. Na altura dava-me pelos joelhos. Ironia do destino, anos mais tarde, andava eu na escola primária, a minha vizinha achou esse casaco, lavou-o e deu-mo. Acabou os seus dias na minha mão. Eu sempre o levava para a escola e dava imenso jeito quando estava a chover.


No comments: