Tuesday, April 27, 2010

“O Tempo Dos Imperadores Estranhos” (impressões pessoais)



Doze dias depois de ter iniciado a leitura desta obra, apesar do pouco tempo que tenho agora para a leitura, consegui acabar o livro em tempo recorde. Isto só demonstra o quão interessante e intenso foi.

A acção passa-se em plena II Guerra Mundial e tem como protagonista um soldado de nome Arturo Andrade que, tal como muitos soldados espanhóis, combatia ao lado dos Alemães na tentativa de Hitler conquistar a Rússia. No seio da comitiva espanhola estranhos crimes proliferavam e este soldado foi incumbido de descobrir o assassino que castigava as suas vítimas alegadamente usando rituais maçónicos.

Nas minhas habituais tentativas de descobrir quem é o assassino sempre que leio um livro deste género, há a dizer que de início desconfiei de Espinosa que era o melhor amigo de Arturo. Com o desenrolar da história desconfiei de qualquer um dos comandantes dadas as ordens contraditórias que debitavam. Depois pensei que o criminoso fosse Octávio devido ao muito que sabia sobre a Maçonaria e só depois da cena do álbum das fotografias é que eu tive quase a certeza que o culpado era Cecílio Estrada.

É uma história que está muito bem imaginada, com um argumento forte. Aliás, eu acho que em Espanha há grandes escritores. Já anteriormente gostei muito de um livro (“A Quarta Aliança”) também da autoria de um espanhol. Faço apenas uma pequena crítica: demora muito tempo entre o primeiro e o segundo crime.

Em suma, foi uma leitura agradável de um livro que me prendeu do início ao fim e quando assim é só posso ter gostado.

No comments: