Tuesday, April 27, 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



Fiquei a saber esta manhã que neste dia, 23 de Abril, se comemora o Dia Mundial do livro e dos Direitos de Autor. Será uma oportunidade de reflectir o quanto a leitura tem sido importante na minha vida.

Desde sempre gostei de ler e sempre tive algum jeito para escrever. Praticamente desde a escola primária. O gosto pela leitura mais assídua veio através da colecção “Uma Aventura” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (agora Ministra da Educação). Ainda hoje colecciono esses livros, apesar de já ter passado dos trinta anos. Prometi que quando trabalhasse faria a colecção inteira e vou cumprindo à medida que os vou achando nos locais por onde passo. Terão sido os primeiros livros que li e recomendo-os aos jovens que queiram ganhar o gosto pela leitura.

O livro que eu mais gostei de ler até hoje (e já li imensos) foi “A Maldição” do Stephen King que li em Agosto do ano passado. Trata-se de uma história incrível com traços sobrenaturais que prende o leitor do princípio ao fim. Nunca houve um livro que me empolgasse tanto.

O último livro que li foi precisamente “Os Lusíadas”, tal como está assinalado neste blog onde eu, entre outras coisas mais ou menos interessantes que se passam na minha vida, também faço a minha crítica ao livro que acabei de ler.

Neste momento ando a ler “O Tempo Dos Imperadores Estranhos” do espanhol ignacio del Valle que dentro de dias também merecerá um post neste blog.

Os meus gostos literários vão para thrillers com ou sem um enquadramento histórico ou político, histórias com muita acção e que cativem o leitor do princípio ao fim. Não gosto muito daqueles romances ao género das novelas em que uma história de amor é o centro da acção.

Leio um pouco de tudo, até para enriquecer e diversificar um pouco as bases culturais que vou adquirindo através da leitura. Uma grande parte do que tenho aprendido deve-se ao facto de ler muito. Em termos geográficos ou contextuais, o facto de ter o hábito da leitura torna-se decisivo. Como exemplo dou agora o livro que eu estou a ler e que se passa numa época específica- a da II Guerra Mundial. Já li anteriormente alguns livros que se passavam nessa época. Através dos conhecimentos cruzados que se adquirem com a leitura de várias obras, sempre se fica com uma ideia sobre como eram aqueles tempos. Sem a leitura tal conhecimento não era possível.

Agora tenho menos tempo para ler mas não dispenso alguns minutos de leitura por dia nas pausas. Há que fazer um esforço. Para mim a leitura tornou-se quase um vício tal como o tabaco ou o álcool é para alguns. Gasto imenso dinheiro em livros e tento sempre aproveitar os que saem nas revistas ou jornais que sempre são mais baratos.

O preço dos livros é um grande problema. Talvez isso afaste algumas pessoas da leitura. É de louvar alguns jornais e revistas promoverem a circulação de livros mais baratos para que sejam acessíveis a todos. Num país com imensas pessoas no desemprego e sem condições económicas, uma forma de lhes fazer chegar o conhecimento através da literatura era disponibilizar obras essenciais mais baratas. Talvez se resolvesse o problema da falta de hábitos de leitura em Portugal.

Adoro ler. É algo que me dá um enorme prazer e satisfação, por isso não poderia deixar passar esta efeméride sem escrever algo. Quem sabe um dia também eu escreva um livro. Já me disseram para fazer isso mas o tempo é escasso.

No comments: