Muito se tem escrito e dito sobre o que é afinal a felicidade e se somos ou não felizes. Sem ser um livro de autoajuda convencional, este livro traz algumas abordagens do ponto de vista espiritual e filosófico sobre a felicidade.
Por que é que há gente que tem tanto dinheiro e vive mergulhada na depressão? Porque é que há crianças que vivem com tão pouco e vivem a cantar e a brincar? Parece contranatura mas nós temos essa perceção porque hoje estamos formatados para associar a felicidade aos bens materiais. O ter hoje, na sociedade de consumo, é mais importante do que o ser e é por isso que vivemos na era das depressões e das frustrações. Desde crianças que somos assim educados, unicamente para consumir e para possuir.
A felicidade é algo espiritual, nada comparada a um prazer momentâneo. Tem de se trabalhar para se atingir e o despego aos bens materiais e mais apego ao espiritual é o caminho certo para o conseguir.
Frei Beto- um dos autores deste livro- atingiu a felicidade quando estava preso ás mãos da ditadura militar que governou o Brasil. Foi num desses momentos que ele teve uma experiência espiritual que o marcou, sentindo que, apesar das circunstâncias difíceis, o seu espírito estava leve.
Também é nas pequenas coisas quotidianas que conhecemos a felicidade mais duradoura, não nas grandes coisas que podemos ou não alcançar.
Para ler e refletir.
No comments:
Post a Comment