Thursday, February 09, 2023

“Celular” (impressões pessoais)

 

Stephen King traz-nos mais uma ideia peregrina. Servindo-se de alguns dados científicos que davam conta de as radiações emitidas pelos telemóveis serem prejudiciais ao nosso cérebro, toda uma história é criada.

 

E se, num determinado momento, na cidade de Boston, todas as pessoas que estivessem a usar o telemóvel fossem acometidas de uma estranha condição que tornasse os seres humanos autênticas máquinas de matar e destruir, devolvendo-os aos seus intentos mais primitivos?

 

Assim começa a aventura de Clay e de um punhado de pessoas que foi encontrando e que não tinham telemóvel ou o tinham deixado em casa.

 

Neste livro são feitas algumas reflexões que dão conta que o ser humano, desprovido da sua inteligência que o distingue dos outros animais, seria o animal mais mortífero que pudesse existir no  Planeta.

 

Ao longo do livro, as pessoas vão adquirindo incríveis características. São pessoas que pensam em bando. Pensando bem, não será isso que a ditadura dos telemóveis e outros meios eletrónicos está a fazer? Com  o acesso ´ ás redes sociais e tudo mais?

 

Hoje em dia, digamos que as pessoas já estão programadas de forma diferente. Não é preciso nada estranho e repentino. Foi evoluindo com o tempo. Quem hoje pode passar sem o seu telemóvel num mundo globalizado em que cada minuto conta? Hoje temos necessidade de estar sempre online, sempre contactáveis, somos incapazes de viver as nossas vidas sem verificar como é que os outros vivem.

 

Com muitos anos de antecedência, Stephen King teve visão para profetizar, digamos assim, como é a sociedade hoje.

 

Mais uma excelente ideia. Mais um excelente livro!

 

No comments: