Thursday, November 08, 2018

“Podes entrar, Fátima...mas não deixes fugir o gato”

Num breve momento em que adormeci, um breve sonho me visitou. Poderia ter-se passado na aldeia, em casa dos msus pais numa noite fria de inverno, mas a casa e toda a realidade estavam distorcidas.

A sala era a dos meus pais, com a lareira a arder, com ar aconchegante a contrastar com a noite fria que se fazia sentir lá fora.

Na versão onírica da sala dos meus pais, a porta ficava onde na realidade há uma janela. Foi por aí que a minha vizinha entrou inesperadamente e sem bater.

Quando abriu a porta, a aragem fria invadiu o aconchego da sala. Na rua devia estar, de facto, muito frio. A minha irmã, talvez adivinhando que ela vinha, foi dizendo:
- “Entra, Fátima, fecha a porta que está frio! Mas não deixes fugir o gato.”

olhei para o chão. Ali encontrava-se um gato todo castanho. Uniforme. Não era a Adie, nem a Feijoa. Talvez uma fusão entre as duas. O gato parecia estar a pedir que lhe pegassem. Tinha mesmo um ar fofinho.

Acordei.

No comments: