Saturday, November 24, 2018

“Inverno Russo” (impressões pessoais)

Gosto de ler uma obra que, para além de me dar prazer da leitura, me ensina algo ou me leva a viajar até uma determinada época. É o chamado romance de época, apesar de este alternar entre o tempo presente- 2003, segundo deu para perceber- e os conturbados tempos da União Soviética de Estaline.

Para além deste aperitivo, a história, embora sem aquela adrenalina dos policiais e dos crimes, também prendeu de certa forma. Por que é que a protagonista tinha uns brincos e uma pulseira e o outro protagonista tinha um colar do mesmo conjunto de joias que iam a leilão? Esse era o grande mistério deste livro. Uma sucessão de erros, mnal-entendidos, reviravoltas, decisões precipitadas.

A certa altura da obra, fiquei abismada, tal como ficaram as personagens que, a certa altura, deixando-se ir de metro em Berlim, foram parar à parte ocidental da cidade. Proibida para elas, portanto. Então ficaram abismadas ao verem à venda...bananas. Uma das passagens mais curiosas desta obra.

Apesar de estar longe daquele tipo de obras que gosto de ler, foi uma leitura bem positiva. De aprendizagem.

Debruço-me agora sobre a leitura de mais um livro de contos, à semelhança do livro que li antes deste. Regresso a livros escritos por portugueses.

No comments: